Bolsonaro lança pacote de fomento à produção de biogás e biometano



Porto Velho, RO
- Às voltas com a crise do preço dos combustíveis e de toda a cadeia de energia dependente dos derivados do petróleo, o presidente Jair Bolsonaro lança nesta segunda-feira (21) um pacote de medidas para incentivar a produção e o consumo de biometamo, biogás produzido a partir da decomposição de matérias orgânicas.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco.

O biometano assemelha-se ao gás natural de origem fóssil e tem na agropecuária sua principal fonte de matéria-prima. Pode vir a ser uma alternativa energética importante a substituir o gás derivado de petróleo.

O pacote prevê a desoneração tributária de investimentos que forem feitos na produção do biogás e a atração de recursos internacionais no setor. Segundo o jornal Valor Econômico, um decreto do Ministério de Minas e Energia incluirá aportes para biogás e biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi). 

Esse regime isenta a cobrança de ICMS sobre investimentos. A medida vai equiperar os investimentos em projetos de biometano aos de gás natural, que já estão incluídos no Reidi.

Um segundo decreto deverá ser editado pelo Ministério do Meio Ambiente ampliando recursos do Fundo Clima, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos de biogás e biometano. A estimativa é que sejam oferecidos R$ 500 milhões em créditos para o segmento.

Presidente viaja ao Tocantins e a Pernambuco

Esta semana Bolsonaro fará novas viagens pelo país em busca de se aproximar do seu eleitorado.
Na terça-feira (22), Bolsonaro viaja para a cidade de Xambioá, no Tocantins. Às 11h30, ele fará uma visita técnica às obras da ponte que está sendo construída na cidade, na BR-153, na divisa entre os estados do Tocantins e do Pará.

Na tarde da mesma terça-feira, às 14h30, o presidente estará, juntamente com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, e da ministra da Mulher, Damares Alves, na cidade de Porto Nacional, também no Tocantins, para o lançamento do programa DNA do Brasil. O programa destina-se a identificar talentos esportivos entre crianças e adolescentes, e desde cedo, trabalhar no desenvolvimento dessas vocações.

Na quinta-feira (23), o presidente volta-se para uma das suas principais bases eleitorais, os militares de baixa patente. Às 10h30, ele fará, na cidade de Paudalho, em Pernambuco, o lançamento da Pedra Fundamental da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército.

Fonte: Congresso em foco

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu