O dia 17 de março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

DIA 17 DE MARÇO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Marinha. Dia do Agente Funerário.

Católicos lembram Santa Gertrudes de Nivelles, São Patrício, São João Sarkander, São Ambrósio de Alexandria, São José de Arimateia, venerado também entre Ortodoxos e Luteranos.

RONDÔNIA

1914 – Pelo decreto 1.063, assinado pelo governador Jonatas Pedrosa, do Estado do Amazonas, ficam definidos os limites do Termo Judiciário de Porto Velho.

BRASIL

1808 - Portugal dá ultimato aos governantes de Buenos Aires, iniciando a disputa pela Província Cisplatina (atual Uruguai).

1945 - Nasce a cantora Elis Regina, cujos principais sucessos são “Águas de Março” e “O bêbado e o equilibrista”.

2001 - Nasce Vitória, a primeira bezerra brasileira clonada.

2014 - A Polícia Federal inicia a Operação Lava Jato, um escândalo de corrupção na Petrobras, também conhecida como Petrolão.

MUNDO

624 - Liderados por Maomé, os muçulmanos de Medina derrotam os coraixitas de Meca na Batalha de Badr.

1905 - Einstein publica na revista Analen der Physik o 1º de seus artigos sobre Física.

1919 - Nasce Nathaniel Adams Coles, (Nat King Cole), nos EUA, cujas interpretações mais conhecidas são “Quizás, quizás, quizás” e “Ansiedad”

1942 - Nazistas assassinam o 1º grupo de judeus no campo de extermínio de Bełżec (Polônia).

FOTO DO DIA

A presença física de um órgão da Marinha em Porto Velho passa a ser efetiva no dia 15 de janeiro de 1942, quando o 2º Tenente Reformado da Armada Emiliano de Melo Sampaio instalou a agência da Capitania dos Portos, num prédio da Rua Barão do Rio Branco (Antônio Cantanhede, em Achegas para a História de Porto Velho), depois nomeada Delegacia Fluvial. Em outubro de 2019 mais uma mudança, passando agora a ser “Capitania de 2ª Classe”, subordinadas a ela as Agências Fluviais de Guajará-Mirim, Boca do Acre e Humaitá. De seu lado, a Capitania de Porto Velho tem subordinação ao Comando do 9° Distrito Naval, sediado em Manaus (https://www.marinha.mil.br/cfpv/?q=historico).

Fonte: Por Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu