Porto Velho está entre as 40 cidades mais empreendedoras, aponta pesquisa; estudo analisou os 101 municípios mais populosos do Brasil

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Porto Velho está entre as 40 cidades mais empreendedoras, aponta pesquisa; estudo analisou os 101 municípios mais populosos do Brasil

 

Porto Velho é o segundo município mais bem avaliado da região Norte

Porto Velho, RO
- Porto Velho figura na 37ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE/2022), obtido a partir de um mapeamento das 101 cidades mais populosas do país. A pesquisa foi desenvolvida pela Escola Nacional De Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor Brasil, organização que atua para multiplicar o poder de transformação do empreendedor.

Maurício Carvalho destacou a evolução no ambiente de negócios da capitalAs informações adquiridas devem contribuir em curto, médio e longo prazo na economia local em eixos determinantes do empreendedorismo: Ambiente Regulatório, Inovação, Acesso a Capital, Infraestrutura, Capital Humano e Cultura Empreendedora, que foram os subgrupos com classificação e pontuação próprias.

Para o prefeito em exercício, Maurício Carvalho, a pesquisa contribui para melhoria do ambiente de negócios, principalmente na retomada da economia em virtude do período pandêmico.

“O ICE/2022 tornou-se, com o passar dos anos, um bem público. Por isso, gestores, pesquisadores e interessados no tema podem fazer uma análise na busca por melhorias nos eixos necessários aos ecossistemas de empreendedorismo. Muito nos alegra em saber que Porto Velho subiu no ranking, ganhando expressividade”, comenta Maurício Carvalho.

Na última pesquisa, feita em 2020, Porto Velho estava na posição de número 85 no Índice.

EIXOS AVALIADOS

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Marcelo Thomé, destaca que sete eixos são considerados determinantes para a análise de Porto Velho. “Fomos mais bem avaliados no quesito Ambiente Regulatório, na 10ª posição, que demonstrou que há uma baixa burocracia durante todo o ciclo de vida da empresa: desde a abertura e liberação de funcionamento, passando pelo pagamento de impostos, até seu fechamento”, aponta Thomé.

Outra boa colocação de Porto Velho foi no quesito Inovação, no 26º lugar. Essa área leva em conta novas ideias colocadas em prática, a valorização de elementos à inovação tecnológica e suporte para a produção dessas inovações.

No eixo Mercado, Porto Velho está na 39º posição, que avalia a atração de empreendimentos interessados em avançar as fronteiras locais em direção à exportação.

AVALIAÇÃO GERAL

“O ICE/2022 é uma fotografia da realidade local. A gestão municipal está trabalhando arduamente para atingir bons índices e melhorar o ambiente de negócios da cidade. A busca é constante por retornos monetários e não monetários, ou seja, estamos proporcionando mudanças eficazes a partir do desenvolvimento de políticas públicas fazendo com que haja uma melhor performance empreendedora”, conclui Thomé.

Os dados gerais do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE/2022) podem ser acompanhados aqui.

Fonte: Por Assessori/Prefeitura

Postar um comentário

0 Comentários