Bicentenário da Independência do Brasil é tema de concurso de redação promovido pelo Governo de Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Bicentenário da Independência do Brasil é tema de concurso de redação promovido pelo Governo de Rondônia


Concurso tem objetivo de propor aos estudantes uma abordagem diferente sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

Porto Velho, RO - Na próxima quarta-feira (13) será lançado o Concurso de Redação Soberania é liberdade: Bicentenário da Independência do Brasil, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar e a Secretaria de Estado da Educação -Seduc. O concurso tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita por meio da produção textual e estimular os alunos dos colégios militares e das escolas que fazem parte do Programa “Escola do Novo Tempo” e do “Projeto Guaporé” (9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio), quanto à valorização da história do País.

O lançamento acontecerá de forma simultânea em todos os municípios das 18 Regionais de Educação do Estado, sendo escolhida uma escola em cada município para sediar o evento que será marcado com um ato cívico. Em Porto Velho, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar-Unidade I, foi escolhido para reunir os alunos e responsáveis pela realização do concurso.

De acordo com a Seduc, o concurso, além da produção de texto, propõe uma abordagem diferenciada sobre a temática, para que o aluno faça uma reconstrução do tema e assim aprenda dentro do contexto histórico o que o ato que ocorreu há 200 anos influencia na atualidade.

A partir do dia 13 de abril os alunos serão orientados por professores de História e Português que abordarão o contexto histórico, social e cultural, além das técnicas de redação para que o estudante produza o texto que deverá ser entregue até o dia 1º de agosto.

Segundo a Secretaria da Educação, cada escola terá uma comissão avaliadora e serão escolhidas as três melhores redações de cada regional e dentro dessas, as três melhores do Estado. A ficha de inscrição será disponibilizada na unidade de ensino e as redações serão entregues às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, posteriormente avaliadas por uma comissão de professores da Seduc, onde serão escolhidas as que ocuparão o 1º, 2º e 3º lugares de todo o Estado.

PRÊMIOS

A premiação vai acontecer durante o evento oficial de abertura da Semana da Pátria promovido pelo Governo de Rondônia, no dia 5 de setembro em Porto Velho. O aluno que conquistar o 1º lugar será contemplado com um tablet, o 2º colocado ganhará um celular, e o 3º lugar receberá como premiação uma caixinha de som.

A comissão que coordena o concurso destaca a expectativa para a abertura, e execução do projeto que deve ressaltar o patriotismo nos estudantes. A Seduc faz ainda um chamamento para que todos os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, dos colégios militares e dos estabelecimentos de ensino do Programa “Escola do Novo Tempo” e do “Projeto Guaporé”, participem, como forma de comemorar os 200 anos da Independência do Brasil.

Fonte: O Observador

Postar um comentário

0 Comentários