Lasier quer que Barroso vá ao Senado explicar declarações políticas


O senador alerta para a escalada de tensões gerada pela ausência de diálogo entre autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo Foto: Facebook

Porto Velho, RO - O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou hoje (26) requerimento para que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), vá ao Senado prestar esclarecimentos sobre suas declarações de teor político, para “evitar conflitos que ameacem a harmonia entre os Poderes”.

Na justificativa do convite, o senador alerta para a escalada de tensões gerada pela ausência de diálogo entre autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo. “Temos visto ministros do STF fazendo declarações políticas, que geram ressentimentos e abalam as instituições”, disse. O documento precisa do apoio de ao menos 27 senadores para ser votado pelo plenário da Casa.

Entre as “declarações infelizes” de Barroso, Lasier citou as que fez no último domingo (24) em seminário promovido pela universidade alemã Hertie School, no qual insinua que as Forças Armadas estão sendo orientadas a atacar o processo eleitoral. “Tais suspeitas necessitam ser esclarecidas, sob pena de enfraquecer o Estado Democrático de Direito”, pontuou.

O senador lembrou ainda que ministro provocou polêmica também no seminário “Ditching a President” (“Livrando-se de um presidente”), realizado em 19 de fevereiro na Faculdade de Direito da Universidade do Texas (EUA). “É pouquíssimo razoável a participação de membro da mais alta Corte do país num evento com temática tão antidemocrática”, disse.

Fonte: DP Redação

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu