O dia 6 de abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

O dia 6 de abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 6 DE ABRIL!

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Atividade Física. Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Dia Nacional De Mobilização Pela Promoção Da Saúde E Qualidade De Vida.

Católicos lembram São Marcelino Champagnat, São Guilherme de Paris, São Celestino I, São Pedro de Verona (São Pedro Mártir). São Eutíquio de Constantinopla (também lembrado por ortodoxos)

BRASIL

• 1838 - Morre José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos idealizadores da independência do Brasil.

1892 — O presidente Floriano Peixoto manda prender 13 generais que assinaram manifesto pedindo novas eleições.

1988 - Brasil, Uruguai e Argentina criam um bloco econômico, o Mercosul.

MUNDO

1869 - John Wesley Hyatt (EUA) inventor que patenteou o celulóide.

1893 - Inaugurado o Templo de Salt Lake da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons).

1896 - Começa em Atenas, Grécia, a 1ª Olimpíada moderna. O Brasil só irá participar em 1920.

1971 - Morre o compositor e maestro russo Ígor Fiódorovitch Stravinsky.

FOTO DO DIA

Em 1907, tendo como justificativa a ameaça das pedras em Santo Antônio à atracação de navios de maior porte, no porto do ponto inicial de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a empresa responsável da obra buscou uma área com mais segurança de atracação.

Na área escolhida foram construídos píeres, um nas proximidades de Candelária (o maior de todos), outro em frente ao canteiro de obras da EFMM – que deu origem à cidade de Porto Velho, e um terceiro, também chamado “Plano Inclinado”, mais usado, esse último, quando os dois outros estavam com navios atracados.

Para acessar aos três a construtora mandou implantar linhas especiais facilitando o movimento de embarque e desembarque de cargas e passageiros. O píer, em frente ao canteiro de obras, era usado para desembarque/embarque pelos que chegavam/saíam da localidade. (C/informações de Luís Claro e foto de Dana Merril)

Fonte: Por Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários