Prefeitura realiza “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo no sábado (30)

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Prefeitura realiza “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo no sábado (30)



Porto Velho, RO - O Dia D nacional de vacinação contra a gripe e sarampo para grupos prioritários acontece no próximo sábado (30), com atendimento à população nas unidades de saúde do município. Com a mobilização, a Prefeitura de Porto Velho estimula a população a buscar a proteção contra as duas doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) elaborou o planejamento para que o alcance da campanha seja o maior possível e contribua para a conscientização de que o vírus Influenza, que provoca a gripe, deve ser combatido.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus influenza. Tem grande potencial de transmissão e é responsável por altas taxas de hospitalização.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a campanha também foca o sarampo, que também é uma doença infecciosa e causada por vírus. O combate é feito para não ocorrer novos surtos.

Neste dia, a Prefeitura de Porto Velho estará com equipes para atender a população como parte da campanha nacional orientada pelo Ministério da Saúde.

A coordenação dos trabalhos é feita sob responsabilidade da Divisão de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Além das Unidades Básicas de Saúde, também haverá atendimento no Porto Velho Shopping e IG Shopping.

Segundo Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização, o atendimento no “Dia D” será voltado aos grupos prioritários.

A vacina contra a gripe vai abranger idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais da saúde, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os moradores dos residenciais Cristal da Calama, Orgulho do Madeira e Morar Melhor serão atendidos em outra programação no decorrer da semana.

“A vacina contra o sarampo estará disponível, mas será destinada apenas para profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias”, salienta Elizeth.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, os demais grupos serão imunizados posteriormente com a vacina contra a gripe. “Oportunamente, será anunciado o atendimento para o restante da população ”, destaca.

Fonte: Rondoniagora

Postar um comentário

0 Comentários