Circuito gastronômico e momento cultural movimentam o Estação Turismo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Circuito gastronômico e momento cultural movimentam o Estação Turismo


Gastronomia regional foi destaque no penúltimo dia de programação

Porto Velho, RO - A valorização da culinária regional esteve presente no penúltimo dia de programação do "Estação Turismo". O painel "Sabores e Saberes" reuniu histórias e reconhecimentos sobre a gastronomia regional.

Neta de feirantes, a jornalista Emilli Sousa é a criadora do painel e passou dias acompanhando a rotina desses profissionais e das feiras livres de Porto Velho, para mostrar as histórias de vida e de superação desses personagens, além dos produtos que eles comercializam.

“Ela lançou dois episódios (vídeos) sobre as feiras, os quais foram apresentados hoje. Ela conta de uma forma magnífica toda vivência das feiras, a origem delas, o dia a dia, a gastronomia, trazendo a população de Porto Velho mais próxima dessa cultura, essa nossa gastronomia raiz”, destacou a secretária Glayce Bezerra (Semdestur).

CIRCUITO GASTRONÔMICO

O Circuito Gastronômico começou às 19h30 e foi comandado pelo renomado chef de cozinha Manoel Rodrigues, um dos criadores do famoso Pirarucu Rondon.

Painel e informações sobre a culinária local foram apresentados

Ele falou como surgiu a ideia de montar o prato, sobre a escolha dos ingredientes (tendo o peixe pirarucu como o item principal) e todo o processo para elaboração desse que é reconhecido como o prato culinário oficial de Porto Velho.

Ao final de uma verdadeira aula sobre a gastronomia regional e de valorização dos pratos regionais, houve um momento para degustação do prato tão aguardado pelos participantes do evento.

RECEITA

Composto de jambu, tucupi, batata doce, macaxeira e, claro, a carne do pirarucu, também conhecido como o bacalhau da Amazônia, além de temperos, essa iguaria tão cobiçada e que pode levar até 35 minutos para ficar pronta e chegar à mesa, foi reconhecida por portaria do governo estadual como prato típico oficial de Porto Velho. A receita foi desenvolvida por seis chefes de cozinha.

MOMENTO CULTURAL

Uma apresentação cultural de voz e violão, com o talento de Cazan, um dos músicos regionais mais requisitados da capital rondoniense, marcou o fechamento da programação de sexta-feira. “Foi um momento mais descontraído, onde o público ficou interagindo com os convidados, e nada melhor do que uma boa música para deixar o clima ainda mais agradável para todos”, comentou a titular da Semdestur.

Confira a programação do último dia aqui.

Circuito gastronômico e momento cultural movimentam o Estação Turismo


























Postar um comentário

0 Comentários