Expansão da soja; Rondônia Rural Show conquistou espaços importantes; Acir Gurgacz em defesa dos produtores rurais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Expansão da soja; Rondônia Rural Show conquistou espaços importantes; Acir Gurgacz em defesa dos produtores rurais


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista José Luiz Alves

Expansão da soja em Rondônia

Porto Velho, RO
- O diretor executivo da APROSOJA, em Rondônia, Vitor Paiva, frisou que a leguminosa se encontra em expansão no estado de Rondônia, principalmente nas regiões de Ariquemes, Porto Velho, Vale do Abunã e no município de Nova Mamoré, assim como ao longo da BR 429, nos municípios de São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé. A colheita de soja no estado está se fechando com uma projeção de 1,6 milhões de toneladas.



Vitor Paiva lembrou que os produtores rurais também estão investindo na construção de armazéns secadores e que no Cone-Sul do estado, não existe mais áreas para expandir a produção de soja e milho e que por isso os produtores rurais estão investindo em novas áreas.

Novas lavouras

Estudos realizados pela PROSOJA revelam que em Rondônia, assim como nas regiões sul do País, onde a soja começou a ser cultivada em pequenas propriedades rurais e lavouras rudimentares, lá pela década de 1950, em Rondônia, pequenos agricultores também começam a cultivar soja acreditando em bons resultados. Após a colheita dela vem o plantio do milho safrinha aproveitando os nutrientes deixados no solo. Nesta época em Rondônia as margens da BR 364 as lavouras de milho transformam num verdadeiro mar verdejante.

Nacional



A 9ª Rondônia Rural Show de fato conquistou espaços importantes revelando a força da economia e do agronegócio regional. Tanto isso é verdade que o Secretário de Agricultura, Janderson Dalazem, tem entrevista agendada pelo telefone com o programa “Brasil Rural” da Rádio Nacional de Brasília, no próximo dia 16 que vai ao ar diariamente das 5:00 as 7:00 da manhã para todo o território brasileiro e para o exterior. Mostrar Rondônia lá fora de maneira positiva é sempre bom.

Até quando?



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) tem como bandeira a defesa dos produtores rurais rondonienses responsáveis pela fatia mais importante no desenvolvimento da economia deste estado. No entanto, mesmo diante dos constantes pronunciamentos do senador solicitando providências, o governo federal, parece que não toma conhecimento da precariedade e dos acidentes que ocorrem na BR 364, com prejuízos incontáveis. Só resta perguntar: “até quando”.

Pendurando a gravata

Depois de mais de 35 anos de bons serviços prestados aos produtores rurais, empresários e clientes do Banco do Brasil em Rondônia, Edison Lemos, pendura a gravata ao se aposentar no cargo de superintendente da instituição onde conquistou amigos, porém, permanecendo em Rondônia, onde aportou lá pela década de 1970, no município de Ariquemes. O Edison Lemos é mais um sulista que ajudo a escrever a historia de Rondônia.

Engraxando o bigode

A patronagem do Centro de Tradições Gaúcha Ronda Crioula de Porto Velho, em homenagem as mães neste domingo dia (08), um churrasco gordo conhecido como “costelão” assado na brasa e outros ingredientes. Os organizadores do evento esperam reunir mais de 500 pessoas para festejar essa data importante na capital de todos os rondonienses. Vai ser costela para alegrar as mães e engraxar o bigode de quem gosta de churrasco assado na brasa.

Parabéns a elas...!!!

A todas às mães, aqui vai os parabéns da coluna “Campo e Lavoura” neste domingo (08) dedicado a elas, com todo o nosso respeito e carinho!

Fonte: Por José Luiz Alves

Postar um comentário

0 Comentários