GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA Maior mamoeiro do mundo é brasileiro; confira onde ele fica


Foto: Gilberto Franz/divulgação
Porto Velho, RO - A descoberta foi do agricultor Tarcísio Foltz e do administrador Gilberto Franz. Há um ano, Tarcísio percebeu de longe uma copa se destacando entre as outras árvores na mata da propriedade em Nova Aurora, no oeste do Paraná, e foi até lá para conferir. Ele ainda não sabia, mas estava diante do maior mamoeiro do mundo, medindo 14,55 metros de altura por 90 centímetros de largura.


O mamoeiro mede 14,55 metros. Foto: divulgação

A árvore era ainda maior, com 16 metros. Mas a geada que atingiu o Paraná pouco antes do credenciamento no livro Guinness dos recordes fez o caule perder quase um metro, queimando também folhas e frutos.


Foto: divulgação

A produção do mamoeiro, segundo os dois paranaenses, já chegou a 20 frutos, com mamões pesando de 2 a 5 kg cada um. Quando amadurecem e se desprendem dos galhos acabam se despedaçando no chão, com o forte impacto causado pela altura.Vaca anã de meio metro de altura atrai milhares de pessoas em Bangladesh

O recorde entrou oficialmente para o Guinness no dia 2 de setembro de 2021, desbancando o posto de um mamoeiro da localidade de Jhantu Paul, na Índia, que foi registrado com 14,07 metros de altura.

Para dar entrada na documentação que valida o recorde, os dois amigos usaram um sistema de GPS via drone para fazer a primeira medição. Depois, a equipe oficial do Guinness World Records utilizou um topógrafo para confirmar oficialmente os 14,55 metros do caule, o que equivale a um prédio de 4 andares.


Foto: Gilberto Franz/divulgação

Fonte: Por Valéria Burbello, Canal Rural do Paraná

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu