CRÉDITO Bancos retomam financiamentos do Plano Safra 2021/2022



Porto Velho, RO - As contratações de empréstimos de diversas linhas do Plano Safra 2021/22 que têm taxas equalizadas pelo governo e estavam suspensas desde o início de fevereiro serão retomadas a partir desta segunda-feira (13), após a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ter enviado nesta sexta-feira (10) a instituições financeiras ofício comunicando a “retomada parcial das contratações”.

Permanecem suspensos, entretanto, empréstimos por meio do programa Moderfrota, de financiamento de máquinas, PCA, para silos e armazéns, e Prodecoop, voltado a cooperativas.

A reportagem apurou que nesta segunda-feira serão realizadas reuniões no Ministério da Economia para decidir o que será feito sobre estas linhas. Não está claro se haverá necessidade de recursos adicionais para a equalização das taxas das linhas ainda suspensas.

Na noite de quinta-feira (9), por meio de portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento abriu crédito suplementar no valor de R$ 1,550 bilhão para reforçar a dotação orçamentária de vários órgãos da administração pública federal, dos quais aproximadamente R$ 1,087 bilhão para equalização de taxas das linhas do Plano Safra 2021/22.

Segundo o ofício da sexta, poderão voltar a ser contratados financiamentos pelas seguintes linhas: ABC Ambiental, ABC demais, Pronaf-Aquisição de matrizes e reprodutores, Pronaf-Caminhonetes de carga e Motocicletas adaptadas à atividade rural, Comercialização FEE, Custeio Empresarial, Custeio Pronamp, Inovagro, Investimento Empresarial, Investimento Grupo B-Pronaf, Investimento Pronaf, Investimento Pronamp, Moderagro, Procap-Agro-Giro, Proirriga e Tratores e Colheitadeiras-Pronaf. O Plano Safra 2021/22 tem vigência até 30 de junho.

Fonte: Por Estadão Conteúdo

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu