Em entrevista, presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano avalia relação entre os poderes e sua condução do Parlamento

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Em entrevista, presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano avalia relação entre os poderes e sua condução do Parlamento


Ele falou ainda sobre os desafios da regularização fundiária em Rondônia.

Porto Velho, RO - O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), concedeu entrevista nesta quinta-feira (02) ao programa Papo de Redação, na rádio Parecis FM, em Porto Velho, apresentado pelos jornalistas Everton Leoni, Beni Andrade e Sérgio Pires. O deputado fez uma avaliação positiva da relação do Legislativo com o Governo, disse que sempre tem buscado o diálogo com todos, na sua condução do Parlamento.

Ele abriu a entrevista falando sobre a relação com o Governo. "É algo muito sensível, que oscila. O Governo tem liberado as emendas individuais em 100%. Mas, nem sempre é possível tornar um projeto em realidade. A grande maioria dos deputados não tem nenhuma dificuldade, inclusive nas indicações extras. O governador Marcos Rocha tem uma posição municipalista e quando levamos uma demanda ele avalia e quase sempre nos atende".

Alex Redano foi questionado por sua postura política, onde é tido como um conciliador. "Na verdade, essas pequenas arestas que ocorrem são resolvidas. Somos em 24 deputados e cada um tem um pensamento e cada um defende seu ponto de vista. Nesse ano, que é eleitoral, fica ainda um clima mais de disputa e eu assumo esse papel de buscar a harmonia. Pode observar, numa briga, numa disputa, quem perde é o povo. Nas eleições, cada um vai para o seu palanque. Mas, agora temos que cuidar da boa governabilidade, do bom andamento das ações que beneficiam a sociedade".

Em relação a sua condução do Parlamento, Redano observou que "tenho buscado dar as ferramentas, de forma igualitária, a todos os parlamentares. Sempre fazendo esse trabalho de apaziguar os ânimos".

Áreas de proteção

Um tema que foi também discutido foi a regularização das áreas já ocupadas. "Defendo que as famílias que estão em áreas há décadas, algumas com título definitivo e escritura pública, não sejam retiradas de sua propriedade. O ex-governador Confúcio Moura cometeu um erro ao criar essas 11 áreas de reservas, ao não realizar os estudos devidos nas localidades. Como retirar as 10 mil pessoas de Rio Pardo? O Estado não pode deixar entrar, mas depois que está tudo pronto, fica difícil de retirar as famílias. Não defendo invasões e nem ilegalidades, mas tenho receio que aconteça o pior e por isso sempre tento, através do diálogo, buscar um entendimento, um caminho que possa levar a uma solução ao impasse".

Para Redano, "o Estado sobrevive com essa pujança, graças ao trabalho de homens e mulheres no campo. Temos que criar um ambiente favorável a quem trabalha e produz, mas sempre dentro da legalidade e do que é possível de ser feito, com responsabilidade e bom senso".

Política

Ao ser questionado se pretende ingressar em voos maiores na política, Alex Redano disse que "temos que analisar bastante os cenários. Sonho com voos mais altos, mas tenho os pés no chão. Nosso partido, o Republicanos, nos dá essa possibilidade. Eu deverei vir à reeleição a deputado estadual, mas penso sim em outras funções. Nosso partido tem a chegada da deputada federal Mariana Carvalho, que deverá ser pré-candidata a senadora".

Segundo ele, "estou feliz com o meu trabalho atual e temos um alinhamento com o atual Governo, que somente em Ariquemes está investindo mais de R$ 50 milhões, fruto do nosso trabalho e da parceria com o governador Marcos Rocha. Na política, as coisas são muito dinâmica, podendo mudar o cenário a cada momento.

Encontro

Alex Redano aproveitou para anunciar a realização do encontro do Republicanos, programada para o próximo dia 09, em Ariquemes, com a presença da ex-ministra Damares Alves e das lideranças do partido em Rondônia, com destaque para a deputada federal Mariana Carvalho, que deverá ser a pré-candidata da sigla ao Senado. "Estão sendo esperadas mais de mil pessoas nesse encontro, que vai mostrar a união do partido e a força de nossas lideranças. Nacionalmente, estamos alinhados com o presidente Jair Bolsonaro, com ex-ministros e até o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, sendo de nossas fileiras".

Fonte: Por Eranildo Costa Luna/Foto: Diego Queiroz

Postar um comentário

0 Comentários