Não faça isso! Sete erros na cozinha que colocam sua saúde em risco

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Não faça isso! Sete erros na cozinha que colocam sua saúde em risco


Frutas e verduras devem ficar de molho em solução clorada antes do consumo.| Foto: bigstockphoto

Porto Velho, RO - A gente adora falar de receitas e contar sobre as novidades gastronômicas. Mas, quando se trata de cozinha (e esse é o coração do Bom Gourmet), também temos de falar sobre boas práticas na manipulação dos alimentos.

A cozinha é um principais focos de contaminação da casa e muitas vezes isso se dá devido a higienização incorreta dos alimentos e utensílios que utilizamos. Algumas vezes, até achamos que estamos fazendo o processo correto. Mas não é bem assim.

A seguir, listamos 7 erros comuns e te ensinamos algumas boas práticas na manipulação dos alimentos. Será que você está fazendo tudo certo? Doutora em Microbiologia e professora do curso de Biomedicina da Universidade Positivo (UP), Giovana Carolina Bodnar é quem dá as explicações.

Lavar frutas e verduras apenas com água


As vezes, a vontade é só passar uma água nas frutas e verduras e já consumir. Mas o correto é levar em água corrente e depois realizar a higienização com uma solução clorada, deixando o alimento de molho por cerca de 10 minutos. “Depois, é preciso enxaguar novamente em água corrente e deixar os alimentos secarem naturalmente antes de guardá-los." Para preparar a solução clorada, dilua uma colher (sopa) de água sanitária, que possua entre 2% e 2,5% de cloro ativo, em um litro de água.

Esquecer de lavar as mãos antes de manipular os alimentos

Essa é das primeiras lições de higiene que aprendemos na vida, mas parece que precisa ser repetida sempre. É preciso lavar muito bem as mãos, ainda mais antes de manipular alimentos. Isso evita que elas transmitam bactérias para os alimentos que estão sendo preparados. “O correto é lavá-las com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, também entre os dedos e embaixo das unhas, que são partes nem sempre lembradas na higienização das mãos.”

E nada de ficar mexendo o celular enquanto cozinha. O celular nos acompanha por tudo quanto é canto e carrega junto uma série de bactérias. Então, de pouco adianta lavar as mãos para logo em seguida mexer no celular e depois ir cozinhar.

Lavar o frango e outras carnes

Essa é polêmica. Principalmente quando se trata do frango. Muita gente aprendeu com as avós que tem que lavar o frango para tirar o cheiro mais forte da carne da ave. Não faça isso.

Segundo Giovana, quando lavamos esses alimentos, as bactérias presentes podem espirrar e se espalhar para outras superfícies próximas à pia, contaminando esses locais e causando uma contaminação cruzada. Carne com mau cheiro é sinal de problemas no armazenamento. Troque o local em que compra e observe como é feito o transporte e o armazenamento da proteína na sua casa.

Guardar os alimentos em qualquer local da geladeira

A temperatura na geladeira varia entre os compartimentos. Então, para cada tipo de alimento há um local mais adequado de armazenamento. “Os alimentos frescos e os que já foram cozidos necessitam de temperaturas mais baixas para serem bem conservados. Por isso, devem ficar nos locais mais frios da geladeira, como as prateleiras mais altas e as gavetas", alerta.

Também é preciso ficar atento em relação ao tempo que os alimentos ficarão guardados na geladeira. Carnes, frios e alguns embutidos não devem passar de três dias. Alimentos consumidos crus, mão devem ficar por mais de uma semana. Para o leite, o recomendado é ficar no máximo por cinco dias dentro da geladeira.

Esperar a comida esfriar para refrigerar

Está aí outro costume que aprendemos com os mais velhos e está longe das boas práticas na manipulação de alimentos: esperar a comida esfriar para guardar na geladeira. Isso seria importante para economizar energia elétrica. Mas, o barato pode sair bem caso. Isso porque deixar a comida esfriar antes de colocá-la na geladeira pode beneficiar a proliferação de bactérias.

“Existem bactérias que se proliferam em temperaturas um pouco mais altas, por volta dos 30°C. Por isso, após a refeição, se os alimentos continuarem no fogão, pia ou balcão, a temperatura cai aos poucos até atingir uma condição ideal para a multiplicação dessas bactérias”, explica a Giovana.

Então, nada de deixar os potinhos de feijão esfriando antes de irem para o congelador ou aquelas sobras do almoço nas panelas em cima da pia até a hora do jantar. Terminada a refeição, as sobrar devem ser armazenadas adequadamente e irem direto para a refrigeração.

Usar o mesmo pano de prato e esponja por muito tempo

Panos de prato e esponjas são locais ideais para bactérias. Por isso, eles devem ser higienizados de forma correta e trocados com frequência. Para a esponja, a troca deve ser realizada pelo menos uma vez na semana. Para higienizá-la, Giovanna sugere duas opções. “Coloque uma panela com água no fogão e, quando começar a ferver, deixe a esponja de três a quatro minutos na água. Também é possível preparar uma solução com um litro de água e duas colheres (sopa) de água sanitária comercial, deixando a esponja por dez minutos na solução”, diz.

Não lavar a pia e a geladeira

Aqui as mães tinham razão: não basta lavar a louça. É preciso lavar e limpar também a pia e a bancada. Segundo Giovana, sempre que há manipulação de alimentos nessas áreas, elas devem ser limpas para evitar a proliferação de batctérias e possíveis contaminações cruzadas.

E a geladeira também entra na faxina. Nessa caso, não precisa ser diariamente, mas ao menos uma vez por mês a geladeira precisa e deve ser higienizada.

“Para uma higienização efetiva da parte interna, deve-se esvaziar a geladeira e verificar a data de validade e a qualidade dos alimentos. Em seguida, é preciso retirar as prateleiras e lavar o interior do eletrodoméstico com água e detergente neutro, com o auxílio de uma esponja limpa, e enxaguar com um pano úmido até retirar todo o sabão. Por fim, é necessário secá-la com um pano seco e limpo”, ensina Giovana.

A parte externa da geladeira também deve ser limpa. Para isso, utilize água e detergente neutro. Deixe secar naturalmente.

Fonte: Por Bom Gourmet

Postar um comentário

0 Comentários