Frutas e verduras devem ficar de molho em solução clorada antes do consumo.| Foto: bigstockphotoPorto Velho, RO - A gente adora falar de receitas e contar sobre as novidades gastronômicas. Mas, quando se trata de cozinha (e esse é o coração do Bom Gourmet), também temos de falar sobre boas práticas na manipulação dos alimentos.
A cozinha é um principais focos de contaminação da casa e muitas vezes isso se dá devido a higienização incorreta dos alimentos e utensílios que utilizamos. Algumas vezes, até achamos que estamos fazendo o processo correto. Mas não é bem assim.
A seguir, listamos 7 erros comuns e te ensinamos algumas boas práticas na manipulação dos alimentos. Será que você está fazendo tudo certo? Doutora em Microbiologia e professora do curso de Biomedicina da Universidade Positivo (UP), Giovana Carolina Bodnar é quem dá as explicações.
Lavar frutas e verduras apenas com águaAs vezes, a vontade é só passar uma água nas frutas e verduras e já consumir. Mas o correto é levar em água corrente e depois realizar a higienização com uma solução clorada, deixando o alimento de molho por cerca de 10 minutos. “Depois, é preciso enxaguar novamente em água corrente e deixar os alimentos secarem naturalmente antes de guardá-los." Para preparar a solução clorada, dilua uma colher (sopa) de água sanitária, que possua entre 2% e 2,5% de cloro ativo, em um litro de água.
Esquecer de lavar as mãos antes de manipular os alimentosEssa é das primeiras lições de higiene que aprendemos na vida, mas parece que precisa ser repetida sempre. É preciso lavar muito bem as mãos, ainda mais antes de manipular alimentos. Isso evita que elas transmitam bactérias para os alimentos que estão sendo preparados. “O correto é lavá-las com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, também entre os dedos e embaixo das unhas, que são partes nem sempre lembradas na higienização das mãos.”
E nada de ficar mexendo o celular enquanto cozinha. O celular nos acompanha por tudo quanto é canto e carrega junto uma série de bactérias. Então, de pouco adianta lavar as mãos para logo em seguida mexer no celular e depois ir cozinhar.
Lavar o frango e outras carnesEssa é polêmica. Principalmente quando se trata do frango. Muita gente aprendeu com as avós que tem que lavar o frango para tirar o cheiro mais forte da carne da ave. Não faça isso.
Segundo Giovana, quando lavamos esses alimentos, as bactérias presentes podem espirrar e se espalhar para outras superfícies próximas à pia, contaminando esses locais e causando uma contaminação cruzada. Carne com mau cheiro é sinal de problemas no armazenamento. Troque o local em que compra e observe como é feito o transporte e o armazenamento da proteína na sua casa.
Guardar os alimentos em qualquer local da geladeiraA temperatura na geladeira varia entre os compartimentos. Então, para cada tipo de alimento há um local mais adequado de armazenamento. “Os alimentos frescos e os que já foram cozidos necessitam de temperaturas mais baixas para serem bem conservados. Por isso, devem ficar nos locais mais frios da geladeira, como as prateleiras mais altas e as gavetas", alerta.
Também é preciso ficar atento em relação ao tempo que os alimentos ficarão guardados na geladeira. Carnes, frios e alguns embutidos não devem passar de três dias. Alimentos consumidos crus, mão devem ficar por mais de uma semana. Para o leite, o recomendado é ficar no máximo por cinco dias dentro da geladeira.
Esperar a comida esfriar para refrigerarEstá aí outro costume que aprendemos com os mais velhos e está longe das boas práticas na manipulação de alimentos: esperar a comida esfriar para guardar na geladeira. Isso seria importante para economizar energia elétrica. Mas, o barato pode sair bem caso. Isso porque deixar a comida esfriar antes de colocá-la na geladeira pode beneficiar a proliferação de bactérias.
“Existem bactérias que se proliferam em temperaturas um pouco mais altas, por volta dos 30°C. Por isso, após a refeição, se os alimentos continuarem no fogão, pia ou balcão, a temperatura cai aos poucos até atingir uma condição ideal para a multiplicação dessas bactérias”, explica a Giovana.
Então, nada de deixar os potinhos de feijão esfriando antes de irem para o congelador ou aquelas sobras do almoço nas panelas em cima da pia até a hora do jantar. Terminada a refeição, as sobrar devem ser armazenadas adequadamente e irem direto para a refrigeração.
Usar o mesmo pano de prato e esponja por muito tempoPanos de prato e esponjas são locais ideais para bactérias. Por isso, eles devem ser higienizados de forma correta e trocados com frequência. Para a esponja, a troca deve ser realizada pelo menos uma vez na semana. Para higienizá-la, Giovanna sugere duas opções. “Coloque uma panela com água no fogão e, quando começar a ferver, deixe a esponja de três a quatro minutos na água. Também é possível preparar uma solução com um litro de água e duas colheres (sopa) de água sanitária comercial, deixando a esponja por dez minutos na solução”, diz.
Não lavar a pia e a geladeiraAqui as mães tinham razão: não basta lavar a louça. É preciso lavar e limpar também a pia e a bancada. Segundo Giovana, sempre que há manipulação de alimentos nessas áreas, elas devem ser limpas para evitar a proliferação de batctérias e possíveis contaminações cruzadas.
E a geladeira também entra na faxina. Nessa caso, não precisa ser diariamente, mas ao menos uma vez por mês a geladeira precisa e deve ser higienizada.
“Para uma higienização efetiva da parte interna, deve-se esvaziar a geladeira e verificar a data de validade e a qualidade dos alimentos. Em seguida, é preciso retirar as prateleiras e lavar o interior do eletrodoméstico com água e detergente neutro, com o auxílio de uma esponja limpa, e enxaguar com um pano úmido até retirar todo o sabão. Por fim, é necessário secá-la com um pano seco e limpo”, ensina Giovana.
A parte externa da geladeira também deve ser limpa. Para isso, utilize água e detergente neutro. Deixe secar naturalmente.
Fonte: Por Bom Gourmet
0 Comentários