O dia 09 de junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

O dia 09 de junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 9 DE JUNHO!

HOJE É

Dia da Imunização. Dia Nacional do Porteiro. Dia Internacional dos Arquivos, "Dia Nacional de Anchieta" (Dec 55.588/1965).

Católicos lembram São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”. Santos Primo e Feliciano (Mártires). São Columba, também celebrado por Ortodoxos, Anglicanos e Luteranos e Igreja Luterana. Beata Ana Maria Taigi.

RONDÔNIA

1970 – O presidente Emílio Médici assina ato extinguindo o Ibra e em seu lugar criando o Incra.

1975 – Humberto da Silva Guedes assume como governador do Território e implanta a estrutura básica para o Estado.

BRASIL

1880 - Fundada a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.

1892 – Parte do Rio de Janeiro a Comissão Cruls, nomeada pelo presidente Floriano Peixoto para demarcar o local, no Planalto Central, onde seria construída a futura capital do país.

MUNDO

68 — Morre, por suicídio, Nero, imperador romano.

1870 – Morre Charles Dickens, na obra “Oliver Twist” (1873), cita a delinquência gerada pelas condições precárias da sociedade.

1934 — Primeira aparição de Pato Donald, personagem de Walt Disney.

1948 — UNESCO funda o Conselho Internacional de Arquivos.

FOTO DO DIA

José Guedes (e) e Tomás Correia (D), importantes atores políticos na fase inicial do Estado. Guedes, goiano, eleito vereador da capital (PMDB) em 1982, renunciou em 1985 ao assumir a prefeitura, o último prefeito nomeado de Porto Velho. Deputado federal em 1986, em 1988 participou da fundação do PSDB; eleito prefeito em 1992.

Tomás Correia, cearense, promotor de Justiça na época do Território, não foi incluído no grupo formador do Ministério Público estadual por ser considerado pelo governador Jorge Teixeira seu “inimigo pessoal”. Tomás foi eleito deputado e um dos que escreveram em 1983 a primeira Constituição estadual.

Acusado de “falta de decoro” por Teixeira, que pedia sua cassação, não aprovada pelos outros deputados. Eleito vice-prefeito da capital em 1985 renunciou ao mandato de deputado e assumiu como prefeito em 1986, devido à renúncia do titular Jerônimo Santana. (Texto Lúcio Albuquerque)

Postar um comentário

0 Comentários