POLÊMICA Fertilizantes: Aprosoja-MT quer investigação sobre possibilidade de formação de cartel
Porto Velho, RO - O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, fez um apelo nesta terça-feira (31) para que o governo e a Câmara dos Deputados investiguem a possibilidade de formação de cartel por empresas que comercializam fertilizantes.
“Essa alta de 350% no custo dos fertilizantes traz um impacto gigantesco no custo de produção. À medida que o agricultor é um tomador de custo, não sabe quanto vai vender sua mercadoria, tem um impacto direto na viabilidade das lavouras, corre o risco de não ser viável para o produtor para o próximo ano e principalmente para o consumidor final.
Na outra ponta, a gente vê um margeamento estratosférico por parte das empresas que comercializam, tiveram empresas que aumentaram seus lucros líquidos em mais de 600% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
Então nós precisamos do apoio governamental para investigar se não há formação de cartel, se não há excesso de margeamento num ano que o mundo precisa se ajudar. É inadmissível que o produtor rural pague a conta, que o cidadão brasileiro pague essa conta”, disse Cadore.
0 Comentários