TRATOS CULTURAIS Soja: solução protege raízes e ajuda planta a absorver mais nitrogênio

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

TRATOS CULTURAIS Soja: solução protege raízes e ajuda planta a absorver mais nitrogênio


Plantação de soja. Foto: Divulgação Satis

Porto Velho, RO
- Aumentar a eficiência no cultivo da soja requer diversos cuidados. A atenção exigida aos nódulos das raízes, onde vivem as chamadas bactérias diazotróficas que auxiliam na absorção de nitrogênio disponível no ar – elemento fundamental para o desenvolvimento da planta – é um deles.

Algumas soluções, como o Vitaphol Soymax, da Satis, permitem a preservação dos microrganismos frente à fitotoxidade de agentes externos aplicados na lavoura. A tecnologia de aplicação foliar é rica em cobalto, molibdênio, zinco e aminoácidos e seu uso, associado aos herbicidas, garante maior proteção a essa parte sensível da planta.

Desta forma, pesquisas da empresa avaliaram que, dez dias após a aplicação apenas de herbicidas, as plantas apresentavam um percentual de 41% na escala de fitotoxidez (sintomas visuais). Em outra área, onde os herbicidas foram aplicados junto com o produto, este percentual foi de apenas 9,4%. Além disso, lavouras tratadas com o produto em associação a outros insumos apresentaram rendimento médio superior de 10% a 20% em relação às áreas que não receberam a solução.Em testes, novo fungicida biológico proporcionou aumento de 3,7 sacas de soja/ha

“Mesmo a soja sendo resistente aos herbicidas, que também são importantes no cultivo, as bactérias são suscetíveis aos efeitos destes produtos”, explica o engenheiro agrônomo e gerente Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa da Satis, Aedyl Lauar.

Em resumo, o herbicida impede que os microrganismos produzam compostos que são vitais para a sobrevivência da planta. Portanto, a saída é fornecer estes compostos e preservar a saúde das bactérias que, consequentemente, vão garantir a fixação de nitrogênio para a planta de soja.

Fonte: Por Canal Rural 

Postar um comentário

0 Comentários