UNIR faz convite à sociedade para resgate de memórias da Universidade

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

UNIR faz convite à sociedade para resgate de memórias da Universidade

A UNIR está, ao mesmo tempo, diante de desafios e em um momento muito especial

Porto Velho, RO - A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está comemorando 40 anos de fundação em 2022 e o ano todo é de comemorações e resgate das memórias sobre a instituição. Como parte da celebração, a UNIR lança uma série de convites a toda a sociedade, tanto a comunidade acadêmica quanto à comunidade em geral, para reunir depoimentos e imagens (fotos e vídeos) da trajetória da Universidade até aqui. Para conduzir este processo, a UNIR instituiu duas comissões, uma delas específica para curadoria, está trabalhando, não apenas na programação da comemoração do aniversário, mas também na recepção, organização e constituição de uma memória institucional. A outra comissão é a Executiva responsável pela implementação das ações planejadas.

Nesta quinta-feira, dia 02 de junho, foram lançados três convites, todos com o objetivo de rememorar e comemorar a trajetória institucional. A presidente da Comissão de Curadoria, professora Nair Gurgel, destacou a importância, não só do envolvimento das comunidades interna e externa da UNIR neste momento, mas também da busca pela reunião de memórias e materiais que garantam esta memória. “Estamos realizando um trabalhando em conjunto, não apenas para rememorar tudo o que já foi feito e as pessoas que foram protagonistas e participaram da construção da UNIR, mas inclusive para consolidar os caminhos e indicar os passos que devemos dar para seguir adiante”, disse a professora.

O primeiro deles é de texto de memórias e vivências relacionadas à UNIR. O livro de Memórias da UNIR será composto de textos em forma de crônicas, contos ou simples narrativas que, de alguma forma, lancem luzes sobre a história da única Universidade pública no Estado de Rondônia e estimulem toda a comunidade a repensar a história local relacionada a essa Instituição Pública de Ensino Superior. A intenção é incorporar textos de pessoas que tiveram, em algum tempo, de alguma forma, sua vida envolvida com a UNIR ou que tiveram sua vida influenciada pela Universidade.

O segundo convite também é voltado para a edição de livro, UNIR da gente - 40 anos de histórias e memórias. Nesta obra, o objetivo é reunir textos de alunos, docentes, técnicos, egressos e a comunidade em geral. As contribuições serão distribuídas em três momentos: 1ª Geração – até 1988; 2ª Geração – até 2008; 3ª Geração – até 2022. A ideia é receber não apenas textos, mas também fotografias e outras imagens que destaquem a participação da sociedade na construção da história da UNIR.

Já o terceiro convite é para o envio de vídeos-depoimentos e destina-se a estudantes, servidores e qualquer pessoa que tenha participado de atividades da Universidade desde sua fundação em 1982 (pesquisa, extensão, eventos...), ou mesmo antes disso, nos momentos de constituição e funcionamento das organizações que deram origem à UNIR.

Os convites estão abertos para envio às comissões responsáveis pela recepção e organização do material até o dia 18 de julho e todos os detalhes referentes aos modos e prazos de envio, além de contatos, estão disponíveis nas três chamadas que estão na íntegra disponíveis abaixo nos links. “A UNIR está, ao mesmo tempo, diante de desafios e em um momento muito especial. Temos muito o que avançar, mas ao mesmo tempo, completar 40 anos de fundação nos dá a oportunidade de resgatar e avaliar o caminho trilhado. E avançar é isso, reconhecer o trabalho e as realizações que nos trouxeram até aqui e seguir adiante sobre as bases já construídas”, avalia a reitora Marcele Pereira.

Abaixo estão os convites para cada uma das obras, e os detalhes para envio do material:

Convite Depoimentos UNIR 40 anos

Convite Livro 40 UNIR da Gente 40 anos

Convite Livro Memórias da UNIR 40 anos

Fonte: Ascom/UNIR

Postar um comentário

0 Comentários