ACORDO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA Centro para exportação de grãos é instalado na Turquia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

ACORDO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA Centro para exportação de grãos é instalado na Turquia


Foto: Governo Federal

Porto Velho, RO - O Centro de Coordenação Conjunta (JCC, sigla em inglês), estabelecido como parte de um acordo histórico para retomar as exportações de grãos da Ucrânia, começou a trabalhar em Istambul, maior cidade da Turquia, informou o Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira (26).

A delegação russa no JCC chegou à Turquia e começou a trabalhar em um formato de quatro vias, ao lado da Turquia, da Ucrânia e da Organização das Nações Unidas (ONU), relatou o governo russo em comunicado publicado nas redes sociais. A Rússia e a Ucrânia assinaram um acordo histórico na última sexta-feira (22), intermediado por Ankara e pela ONU. O objetivo do acerto é desbloquear as exportações de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro e, assim, aliviar uma crise alimentar internacional.

Acordo sobre grãos colocado em risco


Foto: Reprodução

O acordo foi quase imediatamente colocado em risco depois que a Rússia disparou mísseis de cruzeiro no porto de Odessa, o maior da Ucrânia, na manhã de sábado (23), apenas 12 horas após a cerimônia de assinatura em Istambul. Porém, tanto Moscou quanto Kiev disseram que tentarão avançar com o acordo — o primeiro grande avanço diplomático no conflito agora em seu sexto mês.

A Ucrânia e a Rússia representavam cerca de um terço das exportações globais de trigo antes da invasão russa no dia 24 de fevereiro. A delegação russa no JCC será chefiada pelo contra-almirante Eduard Luik, disse Moscou. “A principal tarefa dos especialistas russos no JCC será a pronta resolução de todas as questões necessárias para que a iniciativa entre na fase de implementação prática”, disse o Ministério da Defesa russo.

O Kremlin pediu na segunda-feira (25) que a ONU garanta a remoção das restrições às exportações russas de fertilizantes e grãos como parte do acordo, dizendo que ainda é muito cedo para dizer se o acordo será um sucesso.

Fonte: Por Agência Safras

Postar um comentário

0 Comentários