Fachin frustra Renan e mantém convenção que deve lançar Tebet

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Fachin frustra Renan e mantém convenção que deve lançar Tebet


Simone Tebet e o senador Renan Calheiros. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Arquivo

Porto Velho, RO - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, frustrou, nesta terça-feira (26), a estratégia do senador alagoano Renan Calheiros de anular a convocação da Convenção Nacional do MDB, em que seu partido deve confirmar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República, amanhã (27). O ministro negou pedido feito pelo prefeito de Cacimbinhas-AL, Hugo Wanderley, em nome do diretório estadual do MDB em Alagoas, presidido por Renan.

Eleito pelo MDB de Alagoas como representante na convenção nacional do partido, Hugo Wanderley alegou que a plataforma escolhida para a realização da reunião “não é capaz de garantir o sigilo do voto” na convenção, garantido pelo estatuto do MDB. “[A plataforma]não é capaz de assegurar esse nível primordial de segurança e de sigilo das informações”, defendeu.

Porém, o presidente do TSE concluiu que não houve a demonstração de qualquer ilegalidade no ato de convocação pelo MDB. “Inicialmente, cumpre anotar que o ato convocatório não se revela, neste juízo perfunctório, eivado de nulidade porque contempla regra expressa que assegura o sigilo dos votos, por meio de sistema a ser utilizado para a realização da reunião”.

“Há regra expressa no edital de convocação asseverando que será garantido o sigilo do voto; a parte requerente não fez, a essa altura, demonstração suficiente em sentido contrário. Não há prova minimamente robusta de que a garantia prevista no edital não será cumprida”, concluiu Fachin.

O ministro ressaltou que a rejeição do pedido teve como base exclusivamente os documentos levados aos autos por Hugo Wanderley. E confirmou que “nada impede que, caso constatada a efetiva violação do sigilo do voto durante a Convenção Partidária Ordinária do MDB, a ser realizada em 27.07.2022, a questão possa ser novamente visitada, contudo, diante de novo contexto fático e probatório”.

Hugo Wanderley é Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e filho do vice-governador-tampão de Alagoas, o cardiologista e pré-candidato a deputado estadual pelo MDB, José Wanderley Neto, aliado histórico de Renan Calheiros em Alagoas.

Com seu herdeiro político, o ex-governador Renan Filho, o senador Renan é o principal articulador da campanha presidencial do ex-presidente Lula (PT) em Alagoas. E quer ter o candidato petista em no palanque estadual do MDB, que tenta reeleger o governador-tampão, Paulo Dantas (MDB), e Renan Filho ao Senado. (Com informações do G1)

Fonte: DP Redação

Postar um comentário

0 Comentários