Incra-RO entrega títulos de terra em Ouro Preto do Oeste e Theobroma

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Incra-RO entrega títulos de terra em Ouro Preto do Oeste e Theobroma


As entregas foram iniciadas em Ouro Preto, na ACIOP),e nesta sexta-feira, 1º de julho, serão realizadas no assentamento Vale Encantado

Porto Velho, RO - Cerca de dois mil títulos definitivos e provisórios foram disponibilizados para os agricultores da região central de Rondônia pela superintendência do Incra no estado. As entregas foram iniciadas nesta quinta-feira, em Ouro Preto do Oeste, na Associação Comercial (ACIOP), e na sexta-feira, 1º de julho, serão realizadas no assentamento Vale Encantado, no município de Theobroma, a partir de 10 horas.

A assentado Rafael dos Santos Silva, que reside há vinte anos com o filho em um lote de 22 hectares no projeto de assentamento Margarida Alves, em Nova União (RO), comemorou hoje o recebimento de seu título. “Estou feliz demais. Foi tanta espera e enfim posso agora concretizar meus projetos e financiamentos”, disse. Seu projeto a curto prazo é aumentar o rebanho de vaca leiteira no lote.

O diretor de Gestão Operacional do Incra, Adriano Varela Galvão, informou que o instituto está se instrumentalizando para atender à demanda por títulos. Elencou os investimentos em informatização, como a implantação da Plataforma de Governança Territorial (PGT), o apoio da bancada parlamentar federal de Rondônia que destinou cerca de R$ 11 milhões em emendas no orçamento para as ações do Incra, além das parcerias com a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e com 36 prefeituras no programa Titula Brasil, para apoio às etapas preparatórias da titulação das terras.

Segundo ele, desde 2019 foram entregues 18 mil títulos definitivos e provisórios em Rondônia e 365 mil no país. “Todos que receberam aqui seu título vão dormir tranquilos essa noite, com a certeza de que sua terra lhes pertence”, disse.

Ao manifestar seu agradecimento por participar de um momento que avaliou de grande importância para o desenvolvimento do estado, o presidente da Associação de Municípios de Rondônia, prefeito de Urupá (RO), Célio Lang, lembrou que foi o Incra a dar início a Rondônia, desbravando o estado. Disse que agora é hora de unir esforços institucionais para que o instituto possa realizar sua missão em prol do avanço na titulação. “Precisamos muito do Incra e do Congresso Nacional para resolver de uma vez a entrega dos títulos aos nossos agricultores”, afirmou.

O superintendente do Incra/RO, Mário Moacir de Almeida, disse que o instituto vem intensificando as ações para atender à demanda de titulação em Rondônia e destacou a dedicação dos servidores para atingir as metas em títulos. “O corpo funcional está empenhado e esperamos cada vez mais alcançar o maior número possível de pessoas”, finalizou.

No evento na ACIOP houve a participação de dezenas de agricultores, vereadores, secretários municipais e do senador Marcos Rogério.

Fonte: Por INCRA

Postar um comentário

0 Comentários