O dia 27 de julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com.

BOM DIA 27 DE JULHO!

HOJE É

Dia do Pediatra, Dia do Motociclista, Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, Dia do Despachante. Dia do Perito.

Católicos celebram São Pantaleão da Nicomédia, São Simeão Estilita, São Celestino I, Santa Natália, Beato Titus Brandsma

BRASIL

1792 – Nasce Maria Quitéria, heroína da Guerra da Independência, a 1ª mulher a ingressar nas Forças Armadas e a 1ª a entrar em combate.

Em 1976 – João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, ganha o bronze no triplo na Olimpíada de Montreal.

MUNDO

852 – 50 cristãos são martirizados por muçulmanos em Córdoba (ESP).

1890 – O pintor Vincent Van Gogh se suicida.

1921 – Os cientistas canadenses Frederick Banting e Charles Best isolam a insulina, e descobrem o controle do diabetes.

1938 — O personagem Pernalonga estreia no filme A caçada de Gaguinho ao Coelho.

1974 – Começa, nos EUA, o processo do “Caso Watergate”, que levou à renúncia do presidente Nixon.

1996 — Jogos Olímpicos de Atlanta: dois mortos e 11 feridos na explosão de uma bomba no Estádio Centenário.

FOTO DO DIA

Em 1984 o candidato a presidente da República Tancredo Neves esteve em Rondônia, participando de atos de campanha, fazendo também uma visita à Assembleia Legislativa – na foto entre o presidente José Bianco (e) e o 1º secretário Osvaldo Piana (d).

Candidato indicado pelo PMDB, Tancredo venceu o do PDS, Paulo Salim Maluf, no colégio eleitoral formado por senadores, deputados federais e representações das Assembleias Legislativa. Dos seis estaduais rondonienses cinco votaram em Tancredo: Genivaldo Souza, Jô Sato, Osvaldo Piana, José Bianco e Marvel Falcão; Heitor Costa em Maluf).

O senador Claudionor Roriz votou em Tancredo; Galvão Modesto e Odacir Soares em Maluf. Dos oito deputados federais, Tancredo teve os votos de Chiquilito Erse, Múcio Athayde, Rita Furtado, Olavo Pires e Orestes Muniz. Maluf levou os votos de Francisco Sales, Assis Canuto e Leônidas Rachid. (F.M\arcos Grutzmacher)

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu