PL é o partido com maior número de pré-candidatos a governador: 33, Frente Democrática fecha com Vinícius Miguel na cabeça, jornal “Tribuna Popular” impresso


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Pré-candidatos – Levantamento do jornal “Gazeta do Povo”, de Curitiba revela quais os Estados onde os principais partidos políticos do Brasil estão com pré-candidatos a governador, com expectativa de homologação nas convenções partidárias, que serão realizadas no período de 20 deste mês de julho a 5 de agosto. A pesquisa da “Gazeta do Povo” envolveu os dez principais partidos brasileiros, dos 33 existentes. O PL, hoje é o partido com maior número de pré-candidatos nos Estados e Distrito Federal, 33. O PT e o União Brasil estão juntos com 24 pré-candidatos; o PSD, 22; o PDT, MDB, PP e PSB, 21; PSDB com 14 e o Republicanos, 13. Oficialmente existem 33 partidos políticos oficiais no Brasil.

Aleluia – Após várias reuniões para decidir o futuro político da Frente Democrática integrada pelo PT, PSB, PCdoB, Solidariedade e PV, que agora também tem o Psol e Rede, que tinham deixado o grupo, porque não aceitavam o advogado Vinícius Miguel (PSB) como pré-candidato a governador, está definido. Reunião na terça-feira (12) formatou a parceria que tem, além de Vinícius Miguel na cabeça de chapa como pré-candidato a governador, o ex-deputado federal e presidente regional do PT, Anselmo de Jesus na vice e o ex-governador e presidente estadual do Solidariedade, Daniel Pereira, pré-candidato ao Senado. Também foram definidos os pré-candidatos a 1º e 2º suplentes de Pereira, Pimenta de Rondônia (Psol) e o professor Francisco Pantera, do PCdoB.

Convenções – A decisão da parceria e escolha dos nomes prévios para os cargos majoritários e os devidos suplentes deverá ser homologada nas convenções partidárias, que serão realizadas de 20 deste mês a 5 de agosto. Segundo os dirigentes partidários que participaram da reunião, a chapa definida na ocasião será formatada nas convenções, pois todos os problemas foram discutidos e resolvidos, para que o grupo possa trabalhar com tranquilidade e segurança junto ao eleitorado, quando for aberta a campanha eleitoral das eleições gerais de outubro próximo, que não terão a disputa pelos cargos de prefeitos e vereadores, que foram eleitos em novembro de 2020. A Frente Democrática é o primeiro grande grupo político a definir chapa majoritária completa, os demais estão tendo dificuldades para escolha do vice.

Tribuna – O jornalista Odair Perin, de Cacoal, pioneiro na imprensa escrita de Rondônia com o seu “Tribuna Popular”, hoje somente online, que circulava semanalmente na região polarizada pela Capital do Café mais uma vez ousa e editará, a partir do próximo mês de agosto, mensalmente, a “Tribuna” impresso. Rondônia já teve jornais impressos com circulação estadual como o “Alto Madeira”, “Folha de Rondônia”, “Diário do Povo”, “O Estadão do Norte”, jornais diários, que infelizmente deixaram de circular e estão online, mas não com a força de o impresso. Somente o “Diário da Amazônia”, ainda, circula impresso, assim mesmo em formato tabloide e com circulação restrita e não em todo o Estado. Perin, que é um “destemido pioneiro” do jornalismo impresso em Rondônia, mais uma vez ousa e colocará em circulação a “Tribuna Popular” e, como será editado mensalmente, com certeza será um jornal com matérias de pauta e não noticioso. É um ato hercúleo nos dias de hoje, mas nada que não possa ser realizado com dedicação, trabalho e prioridade pela informação. Sucesso Perin, na nova investida.

Federal – A presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena (Pros), pré-candidata a deputada federal participou esta semana de dois importantes eventos na sua caminhada como pré-candidata a deputada federal. Um deles no lançamento do Projeto Jovem Aprendiz, de sua autoria e do colega de parlamento municipal, Alciney Bueno Souto de Jesus (PDT), o “Jojo da Saúde”, que visa a contratação de 14 jovens pela câmara de vereadores. Rosária também esteve presente no encontro de coordenadores dos Leilões Direito de Viver, do Hospital de Amor da Amazônia, de Porto Velho, que visa arrecadar fundos para manter a unidade de saúde especializada no tratamento de câncer. O presidente da Fundação Pio XII, que mantém o Hospital de Amor, Henrique Prata marcou presença no evento.

Respigo

O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Hermínio Coelho (PT) vem trabalhando diuturnamente sua pré-candidatura ao parlamento estadual. Hermínio é uma liderança regional e não conseguiu a reeleição em 2018, porque se preocupou mais com os colegas que a sua candidatura +++ O verão amazônico (seca,) quando pouco chove durante cerca de seis meses, atual período em Rondônia, o sol, que é sempre forte e brilhante está a pino. Hoje, por volta das 12h os termômetros marcavam 34 graus e 38 graus de sensação térmica +++ Os usuários do transporte coletivo de Porto Velho estão sendo atendidos por mais três ônibus. Estão sendo favorecidos moradores dos bairros Ulysses Guimarães, via Tancredo Neves (linha 111), Guajará (117) e Cidade Nova (216) +++ O PSC de Rondônia, presidido no Estado por Alessandro Pedralli da Silva já tem convenção estadual marcada para ratificar os nomes dos candidatos a cargos eletivos nas eleições gerais de outubro. O encontro será no Graúna Resort Hotel, no dia 20 próximo das 14h às 20h em Ouro Preto do Oeste.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu