TOP 5 PECUÁRIA Boi come sal: você sabe por quê? Confira aqui

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

TOP 5 PECUÁRIA Boi come sal: você sabe por quê? Confira aqui





Porto Velho, RO - A explicação para a necessidade de ingestão de sal pelos bovinos, publicada no site do programa Giro do Boi, liderou o ranking semanal das matérias mais lidas sobre pecuária no portal do Canal Rural.

Tecnicamente, o boi não come sal, mas lambe. Além disso, precisa ainda de outros elementos para completar a dieta.

Além dessa notícia, foram destaque no portal na última semana reportagens sobre suplementação de novilhas, o “bofe” bovino (tem até uma receita de preparo), o boi mais chifrudo do mundo e tratamento de feridas.

Veja o top 5 das matérias sobre pecuária mais lidas da semana

5. Novilha de primeira cria: qual a suplementação mais adequada?

A resposta para a pergunta foi dada pelo zootecnista Rafael Cassiolato. Especialista em reprodução bovina, ele conta que, para cada condição de pasto, há uma recomendação adequada a esse tipo de fêmea. Para ler a matéria completa, clique aqui.

4. O que é o bofe de boi? Prato pode surpreender



Primeiramente, vale a explicação: o bofe nada mais é do que o pulmão bovino. Trata-se de um embutido rico em ferro e, assim, vem sendo usado até por estudos contra a anemia. Mais curiosidades sobre a carne foram apresentadas ao público. A reportagem apresenta, ainda, uma receita com o corte.

3. Conheça o boi mais ‘chifrudo’ do mundo



Saiba de onde vem e quanto medem os chifres dos animais da raça que se destacou no Guiness Book, clicando aqui.

2. Gado com feridas: saiba qual a causa e como tratar



Veja as dicas completas do médico-veterinário Guilherme Vieira, que ensinou no programa Giro do Boi uma fórmula simples e fácil para fazer a limpeza das feridas. Saiba mais aqui.

1. Boi come sal. Sabe o porquê disso?


Foto: divulgação

Apenas a alimentação a pasto, infelizmente, não é o suficiente para a correta dosagem de minerais que cada animal deve receber. Veja os detalhes e saiba tudo sobre essa história

Tipos de sal


Administração de suplementação mineral no cocho para os animais. Foto: JMMatos

De forma natural o boi ou a vaca lambe o sal por necessidades do próprio organismo. O sal pode ser o cloreto de sódio (como o da alimentação humana) ou variações específicas como o sal proteinado ou sal proteico energético.

Somente a alimentação a pasto infelizmente não é o suficiente para a correta dosagem de minerais que cada animal deve ter.

É preciso de suplementação rica em macro minerais como Cálcio, Sódio, Magnésio e também em microminerais como Ferro, Cobre, Zinco.
 
As necessidades de consumo


Consumo de sal supre as deficiências da alimentação do gado. Foto: Divulgação

As necessidades de consumo de sal mineral variam de acordo com o estado do boi e o peso.


Pode-se dizer que o consumo diário deve ser entre 80 a 100 gramas para que o animal tenha rendimento apropriado tanto na produção de carne ou leite.

Sal proteinado e sal proteico energético: qual a diferença?

O sal proteinado deve ser oferecido ao rebanho de forma contínua durante todo o ciclo de vida do animal, este é o que complementa os minerais que faltam na pastagem.

Já o sal proteico energético serve como bônus, ele tem como função estimular que o animal consuma mais o pasto.

Fonte: Por Canal Rural

Postar um comentário

0 Comentários