
| Foto: Bigstock
Porto Velho, RO - Você já deve ter visto em algum cardápio pratos com o peixe Saint Peter. Mas o que parece ser uma nova espécie, na verdade, trata-se de um peixe bem conhecido. O Saint Peter é a linha premium da tilápia. Criado com um manejo especial, ele tem uma carne mais firme, de sabor e aroma mais suaves.
"É um peixe que não tem aquele gosto residual de barro, porque é criado sem contato com o fundo do tanque", explica o chef Valter Borsai, que comanda a cozinha do restaurante Mavo, do Daj Resort & Marina, em Ribeirão Claro, há 30 km de Carlópolis, um dos polos criadores do peixe no Paraná.
Além da manipulação específica, a linha Saint Peter utiliza práticas sustentáveis de produção, evitando a contaminação dos rios e lagos da região onde são produzidos. Todo esse cuidado e qualidade do peixe refletem também no preço, que é mais elevado do que as demais linhas de produção de tilápia.
Saint Peter no Paraná
O Paraná é o estado brasileiro que mais produz tilápia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é responsável por cerca de 31% da produção nacional. Com destaque para os municípios do Norte Pioneiro: Carlópolis, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Palotina e Nova Aurora.
De acordo com Borsai, a linha premium da tilápia (Saint Peter) é bastante apreciada pelos consumidores que buscam um produto de qualidade superior, com sabor e textura diferenciados. Ela é utilizada em diversos preparos da culinária, podendo ser assada, grelhada, frita ou cozida. "Nós utilizamos em vários pratos, aqui no nosso restaurante, o Saint Peter é mais pedido do que Salmão", completa.
O chef Valter Borsai compartilhou com o Bom Gourmet uma receita com o pescado. Confira!
Saint Peter à primavera com manga e gengibre
Tempo de preparo
40 minutos
Rendimento
1 pessoa
Preparo
média
Ingredientes
180g de Filé de Saint Peter fresco (1 filé)
Sal à gosto
Pimenta à gosto
1⁄2 Limão espremido
2 Colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de azeite
Modo de preparo
Tempere o filé de peixe e passe no amido, aqueça a frigideira e doure o peixe por 3 minutos de cada lado.
Depois, leve ao forno de 180°C por 6 minutos
Ingredientes
Mix de grãos (já cozidos)
25g de Soja
25g de Trigo em grão
25g de Quinoa
25g de Feijão azuki
25g de Milho verde
25g de Ervilha
25g de Cenoura em Cubos
25g de Berinjela em Cubos
2 Colheres de Sopa de manteiga ou azeite
Sal à gosto
Pimenta à gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira aquecida saltear todos os ingredientes junto com o sal, a pimenta, salsinha e cebolinha (à gosto) e reservar.
Ingredientes
Molho de manga e gengibre
150 ml da polpa de manga
50 ml de suco de laranja
1 Colher de sopa de cebola em cubos
1 Colher de sopa de gengibre ralado
1 Colher de sopa de manteiga
2 Colheres de sopa de mel
1 Pitada de sal
Modo de preparo
Em uma frigideira aqueça a manteiga, doure a cebola e junte o gengibre, manga e o mel, deixando cozinhar por proximadamente 5 minutos. Depois, junte o suco de laranja e deixe por 5 minutos, feito isso, bata tudo no liquidificador.
Fonte: Por Francielli Xavier, especial para o Bom Gourme
0 Comentários