Ex-deputado estadual é pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná, caudilho de Ariquemes retorna à política, PSB se organiza em Rondônia para as eleições deste ano

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Ex-deputado estadual é pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná, caudilho de Ariquemes retorna à política, PSB se organiza em Rondônia para as eleições deste ano


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Ji-Paraná – Segundo maior e mais importante município de Rondônia econômica, social e politicamente, Ji-Paraná, que também é conhecido como “Capital da BR” promete eleições acirradas em outubro próximo, quando serão eleitos –e reeleitos– prefeitos, vices e vereadores. Polêmico, habilidoso, político-empresário experiente, o prefeito Isaú Fonseca (UB) está pavimentando a pré-candidatura à reeleição. Já foi afastado duas vezes do cargo, com alegações de irregularidades na administração, mas voltou. Hoje está no exercício do mandato e certamente assim continuará até as convenções municipais (20 de julho a 5 de agosto), quando serão escolhidos os candidatos aos cargos que estarão disponíveis.

Adversários – A princípio, após os dois retornos ao cargo, Isaú terá mais elementos para fomentar sua pré-candidatura na busca da reeleição. E o argumento de perseguição política, acusações sem fundamentos, politicagem, provavelmente serão utilizados na campanha, pois ele tem enorme facilidade em se expressar publicamente, mais ainda, como vítima. Outra situação que favorece o atual prefeito é a falta de lideranças se lançando como pré-candidatos. Nem mesmo o ex-prefeito, Jesualdo Pires (PSB), dois mandatos seguidos e mais de 195 mil votos nas eleições ao Senado em 2018, nome de enorme expressão popular em Ji-Paraná e região se manifestou como pré-candidato. A alegação é que se prepara para disputar a Câmara Federal em 2026. E lá estaria se não tivesse optado pelo

Saraiva – O ex-deputado estadual Ari Saraiva, que assumiu recentemente a presidência do PP em Ji-Paraná colocou seu nome como pré-candidato do partido a prefeito. Ari é um político jovem, porém dos mais experientes. Foi decisivo na implantação do Shopping Cidadão que ele comandou durante um período, ocupou o cargo de secretário de Governo na gestão do ex-governador Ivo Cassol, hoje presidente regional do PP, foi decisivo na construção da ponte sobre o Rio Machado no Anel Viário, dentre outras ações políticas e peça importante na administração do ex-prefeito Jesualdo Pires. Ari Saraiva é pré-candidato a prefeito e garante que tem nominata de vereadores para eleger no mínimo três. Aos poucos a sucessão municipal em Ji-Paraná vai ganhando corpo. Ainda falta o PT, do presidente regional, ex-deputado Anselmo de Jesus, que mora na cidade definir um pré-candidato.

Ariquemes – Fora da participação direta na política regional, o ex (senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador), Ernandes Amorim, o “caudilho”, como é chamado pelo nosso colega e mestre, jornalista Carlos Sperança, está de volta à política. O anúncio é do presidente regional do PSB, professor universitário Vinícius Miguel, que convidou Amorim a disputar a Prefeitura de Ariquemes nas eleições de outubro. “Hoje Ariquemes é vista em todo Estado como a cidade que cresceu, e todo crescimento precisa de pessoas com conhecimentos da causa. Amorim iniciou sua vida política em Ariquemes e tem uma história de mais de 40 anos de dedicação ao município. Convidei Amorim para ser pré-candidato e assegurei que o partido dará total e irrestrito apoio nessa jornada”, disse Vinícius.

PSB – A proposta do comandante do PSB em Rondônia, Vinícius Miguel, de reorganizar o partido para que possa participar das eleições municipais em todos os 52 municípios está sendo executada com determinação. Em Porto Velho Vinícius articula a sua candidatura a prefeito e busca parcerias com os partidos de centro-esquerda. O principal seria o PT, que tem a ex-senadora Fátima Cleide como principal liderança. A pré-candidatura de Amorim em Ariquemes, abre um leque de ações que serão aplicadas nos demais municípios. Segundo Vinícius Miguel, as negociações estão avançadas com lideranças regionais e, até as convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto, o PSB estará plenamente articulado em todo o Estado.

Respigo

Reunião do Parlamento Amazônico será na quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa (Ale) do Amazonas, em Manaus. Deputados de 9 Estados estarão participando do evento que tem o deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Ale), na presidência +++ O mês de abril está chegando ao fim. Na próxima semana, a quarta-feira (1º) é feriado nacional e teremos um período de pouca produtividade, porque se trabalhará dois dias, para um e, em seguida mais dois (quinta e sexta-feira) para concluir a semana +++ Na coluna de segunda-feira (22) publicamos que a empresa que está realizando o 1º Festival Amazônia em Porto Velho, que terá como atração principal a cantora Joelma, na Talismã21, no próximo dia 4, a partir das 21 horas, que a promotora do evento é a LC Produções. O correto é LG Produções, que organiza espetáculos artístico-cultural como carnaval, rodeios, shows nacionais e réveillon em toda a região.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários