Muito oba-oba sobre liberação da recuperação da pavimentação da BR 319, ocorre que o trecho é de somente 20 km, Isaú será candidato ou não em Ji-Paraná?

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Muito oba-oba sobre liberação da recuperação da pavimentação da BR 319, ocorre que o trecho é de somente 20 km, Isaú será candidato ou não em Ji-Paraná?


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa


Porto Velho, RO
- BR 319 – Portaria do Departamento de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) publicada na terça-feira (9), aprova projeto básico e executivo de engenharia para execução das obras de reconstrução da BR 319, única ligação rodoviária de Manaus com os demais estados brasileiros. As obras serão reiniciadas no trecho do Lote C. Charles, com cerca de 20 km, nas proximidades da comunidade Agapó-Açu, no Amazonas. A 319 tem cerca de 900 km e foi construída na década de 70. A portaria é assinada pelo diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues e está em vigor desde a data publicação. A obra estava sendo realizada em 2020, quando foi embargada devido a questões de licenciamento ambiental.

BR 319 II – Falta agora a restauração de o “Meião” como é conhecido o Trecho do Meio, com cerca de 400 km. O “Meião” fica quase que intransitável no período de Inverno Amazônico, como o atual, quando chove torrencialmente quase todos os dias. No Verão Amazônico de 2023 a região sofreu uma das suas maiores estiagens com boa parte da população ribeirinha, inclusive do Rio Madeira, que liga Porto Velho a Manaus, que teve a navegação comprometida, com suspensão à noite e durante o dia somente embarcações com cargas mínimas. Como a previsão é de seca maior no verão deste ano é necessária celeridade não somente na recuperação de os 20 km, mas dos demais 380 km, trecho que sofre pressões permanentes das ONGs com apoio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a “Rainha” das ONGs, que mandam na desmandam na Amazônia com o seu apoio, que não querem a rodovia transitável. É o fim da rosca...

Cerejeiras – O jovem Wiveslando Neiva, filho do deputado estadual Ezequiel Neiva, que recebeu mais de 10 mil votos nas eleições a deputado federal em 2022, sem nunca ter participado de eleições é pré-candidato a prefeito de Cerejeiras, colégio eleitoral do seu pai. Filiado ao União Brasil, Wiveslando já teria o apoio de cerca de 40 candidatos à câmara de vereadores, graças a parcerias (Federação) com o PRD, Podemos e MDB. Segundo Wiveslando, “alguns são vereadores, que buscam a reeleição, enquanto outros tentarão vencer a primeira eleição. São lideranças que consolidam a base de apoio à nossa pré-candidatura a prefeito”. Saulo Siqueira, ex-vereador (três mandados consecutivos) e ex-presidente da câmara, respeitado articulador político está entre o grupo de apoio a Wiveslando.

Ji-Paraná – A situação política em Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município de Rondônia é das mais complicadas. Nos últimos dois anos já tivemos 5 prefeitos. Em julho de 2023, o prefeito Isaú Fonseca (UB) foi afastado do cargo com a alegação da prática de atos corruptos. Assumiu o vice, Joaquim Teixeira (MDB), que ficou no cargo até dezembro com o retorno de Isaú, após decisão judicial. Em março último novamente Isaú foi afastado com a realização da “Operação Arauto”, pois os envolvidos, dentre eles o prefeito, teriam cometido inúmeras irregularidades com acusações, que incluíam corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, centradas em uma legislação municipal, que supostamente favorecia servidores públicos em troca de vantagens indevidas.

Ji-Paraná II – A volta de Isaú à Prefeitura de Ji-Paraná ele estava afastado desde março e retornou na sexta-feira-12) tem muito a ver com o futuro político do município. Ele estaria garantido no cargo para os próximos seis meses, justamente até o período eleitoral, quando teremos eleições a prefeito, vice e vereador, no dia 6 de outubro próximo. Isaú é pré-candidato à reeleição e, admitam ou não, ele vem realizando um trabalho que agrada a população. Se cometeu irregularidades na administração conforme as acusações, que levaram a afastá-lo do cargo em duas oportunidades é um problema da Justiça, pois é para isso que ela existe, apesar de há tempo estar sendo ignorada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que nunca tiveram um voto da população, que sustenta os Poderes, através de impostos, taxas, tributos de forma compulsória. Mas quem vota é o povo.

Respigo
Chuva forte na manhã de hoje (15), das 11h às 12h30 na área central de Porto Velho. E, como sempre ocorre nessas ocasiões, muitas ruas e avenidas alagadas prejudicando o trânsito em horário de pico +++ Os dois times considerados os melhores do futebol brasileiro, Palmeiras e Flamengo venceram na abertura do) Campeonato Brasileiro no domingo (14), mas ás duras penas. O Palmeiras em um jogo muito truncado o Vitória, na Bahia (0x1) e o Flamengo, o Atlético-GO (1x0) mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo +++ As apostas sobre o futuro político relacionadas à sucessão municipal em Porto Velho giram em torno de o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB- Ele foi o primeiro a se lançar com o pré-candidato, na última semana, mas manterá sua posição até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto)? +++ As opiniões são bem divididas. Como o jovem político é habilidoso, ótimo articulador, o bom senso recomenda que é melhor dar mais um tempo.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários