
Porto Velho, RO - O Supremo Tribunal Federal, por meio do relator do caso, o ministro André Mendonça, declarou que são inconstitucionais leis municipais de Porto Alegre (RS), Muriaé (MG) e São Gonçalo (RJ) que proíbem a linguagem neutra nas escolas municipais. Em primeiro lugar, eu estranho essa decisão porque o Brasil é uma República Federativa e o município é a célula básica da Federação. Mas o município não tem autonomia sequer nas suas escolas municipais. Estranho.
O segundo estranhamento é que o artigo 13 da Constituição diz que a língua no Brasil é a Língua Portuguesa. Foi a primeira vez que entrou isso em Constituição. Qual é a língua do Brasil? É a Língua Portuguesa. E a Língua Portuguesa não tem gênero neutro. É masculino ou feminino. Não tem neutro. Essa é a Língua Portuguesa prevista na Constituição brasileira.
ABL
Por fim, o meu estranhamento também é que eu fico me perguntando onde está a Academia Brasileira de Letras, que deveria preservar a língua portuguesa. Eu fui professor de Português e, como jornalista, eu adoro a língua, que é a minha ferramenta básica, o meu instrumento de comunicação. E quero preservá-la, porque a língua tem uma lógica, a língua é racional. Não faz sentido essa história inventada para justificar sua mudança.
E aí quando vem uma Câmara de Vereadores, como foi o caso de Porto Alegre, Muriaé e São Gonçalo, para defender a Língua Portuguesa, o Supremo interfere contrariando a autonomia da célula básica da Federação. Pobre Federação que já está sofrendo com essa proposta do governo de PEC da Segurança Nacional, tirando atribuições constitucionais dos estados brasileiros no caso da segurança pública.
Carlos Lupi
Outro assunto que eu queria falar é sobre o ministro da Previdência, o Carlos Lupi. Carlos Lupi vendia jornais e revistas numa banca lá em Ipanema e o Brizola morava no Hotel Everest perto dali. E Lupi garantia sempre o fornecimento do Correio do Povo, do Zero Hora, do Jornal do Comércio, dos jornais de Porto Alegre. E, com isso, Brizola ficou muito amigo dele. E um dia, Brizola, que estava formando o PDT porque o PTB ficou com a Ivete Vargas, convidou Lupi para entrar no novo partido. E o Lupi, a partir daí, foi pra política.
Só que agora, no Ministério da Previdência, ele está dizendo que está com a consciência tranquila sobre esse escândalo que supera os R$ 6 bilhões, dizendo que não foi omisso. Mas apareceu uma advogada, que era conselheira do INSS, que está dizendo que Lupi foi avisado numa reunião do conselho em 2023, que o TCU também estava preocupado com isso, e que a Corregedoria Geral da União também estava investigando. Inclusive, o irmão de Lula é vice de um desses sindicatos dos idosos e aposentados que estão sendo investigados.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi demitido, é um indicado do partido socialista de Carlos Lupi, o PDT. Então, acho que o Lupi está precisando dar satisfação sobre isso – o governo também está incomodado, porque é mais um desgaste. Aliás, é um desgaste atrás do outro: está aí a corrupta peruana para cobrar do governo todos os dias esse asilo que foi dado, à semelhança do asilo que deu para o Cesare Battisti, um múltiplo homicida italiano.
Fonte: Por Alexandre Garcia
0 Comentários