Candidato da oposição tem mais chances de vencer Lula em 2026, diz Quaest com deputados

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Candidato da oposição tem mais chances de vencer Lula em 2026, diz Quaest com deputados

Pesquisa Quaest realizada com deputados aponta que 50% veem a tentativa de reeleição de Lula ameaçada pela oposição. (Foto: reprodução/Youtube Canal Gov)

Porto Velho, RO - Metade dos parlamentares considera que um candidato da oposição tem mais chances de vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, de acordo com uma pesquisa da Quaest com deputados federais divulgada nesta quarta (2).

O levantamento aponta que 50% dos parlamentares ouvidos acreditam que Lula não conseguirá se reeleger no ano que vem, enquanto que 35% o consideram como favorito. Já 15% não souberam responder.

Segundo a Quaest, o percentual de deputados que acredita em uma vitória da oposição aumentou desde a última pesquisa com este recorte, realizada em maio do ano passado. 

Por outro lado, a vitória de Lula teve uma redução:
Candidato da oposição: 50%, ante 46% na pesquisa anterior;
Lula ou candidato do governo: 35%, ante 43%;
Não sabem/não responderam: 15%, ante 11%.

A Quaest ouviu 203 deputados (de 513 que compõem a Câmara) entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar de Lula não aparecer como favorito na avaliação da maioria, 68% dos deputados acreditam que o presidente será candidato à reeleição. Apenas 21% avaliam que ele não disputará um novo mandato, enquanto 11% não têm opinião formada.

Lula vem dando sinais de que pretende concorrer à reeleição, embora ainda não tenha cravado publicamente essa intenção. No entanto, informações de bastidores apontam que ele já teria confidenciado a aliados que vai disputar um quarto mandato, inclusive com recados a partidos que formam a base governista.

Oposição favorável a Tarcísio

Por outro lado, entre os possíveis nomes da oposição para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), é visto como o principal adversário de Lula. Ele foi citado espontaneamente por 49% dos deputados.

No entanto, Tarcísio tem negado que vá disputar a presidência no ano que vem e reafirma constantemente que pretende tentar a reeleição ao governo paulista.

Na sequência aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionado por 13%, embora siga inelegível por decisão da Justiça. Mesmo fora da disputa, Bolsonaro segue influente: 23% dos deputados acreditam que ele deveria manter a candidatura à presidência em 2026. No entanto, a maioria — 51% — considera que o ex-presidente deveria abrir mão da disputa e apoiar outro nome da oposição.

Outros nomes lembrados pelos deputados foram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 6% das opiniões; o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 5%; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), com 4%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), com 3%, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 1%.

Fonte: Por Guilherme Grandi

Postar um comentário

0 Comentários