
Porto Velho, RO - Fúria-Máximo – Na última semana o deputado federal Fernando Máximo (União) esteve no município de Cacoal mantendo contato com o prefeito Adailton Fúria (PSD). Fúria foi reeleito em 2024 com mais de 83% dos votos válidos, e está entre os postulantes a disputar cargos eletivos nas eleições de outubro do próximo, inclusive à sucessão estadual. Máximo era candidato em potencial a prefeito de Porto Velho nas eleições de outubro de 2024, mas seu partido (União) optou pelo apoio à candidata Mariana Carvalho (União), ex-deputada federal, que venceu o primeiro turno, mas foi derrotada no segundo por Leo Moraes, do Podemos, em eleição histórica. Descartado, mesmo sendo o deputado federal mais bem votado em 2022 (85.596 votos), Máximo apoiou no segundo turno Moraes e foi decisivo na virada no segundo turno na Capital.
Fúria-Máximo II – Na visita de Máximo a Fúria o assunto predominante foram as eleições do próximo ano. Fúria já declarou publicamente, que tem pretensões de disputar o Governo do Estado. Máximo também tem como projeto político-futuro concorrer à sucessão estadual. Na longa conversa entre prefeito e deputado federal esteve na pauta principal a possibilidade de Máximo concorrer a governador, a esposa de Fúria, Joliane, a vice, e ele (Fúria) a deputado federal. Não há dúvidas, que a possibilidade se confirmando teremos um trio muito difícil de ser superado e com amplas possibilidades de sucesso. A esposa de Fúria, sem nunca ter disputado eleições partidárias somou em 2022, 24.483 votos concorrendo à Câmara Federal, sexta mais bem votada e, só não é deputada devido a legenda. Tudo caminha para a parceria Máximo-Joliane-Fúria. Quem viver verá...
Dobradinha – Uma das táticas para conseguir ser vitorioso em eleições é saber equilibrar as forças políticas do interior com a da capital, Depois de décadas, Porto Velho conseguiu eleger o governador. Desde o governo de Oswaldo Piana, 1995/98, que a capital não conseguia eleger mais governadores. Depois de Piana veio Valdir Raupp (MDB), Ivo Cassol (PP) em dois mandatos seguidos; Confúcio Moura (MDB), também em duas oportunidades governou o Estado e, somente em 2018, Porto Velho retomou a hegemonia política elegendo Marcos Rocha, hoje no União, governador, que foi reeleito em 2022. Mesmo com as eleições de outubro de 2026 estando distantes, a mobilização é enorme sobre nomes em condições de concorrer à sucessão estadual, como já citado na coluna de hoje, com as negociações entre Fernando Máximo e Adailton Fúria.
A Eleições – Já estamos no segundo semestre do ano de 2025 e, as Eleições Gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal; Câmara Federal e Assembleias Legislativas é assunto predominante nos bastidores da política. Em Rondônia as empresas especializadas em pesquisas estão em campo entrevistando a população, para saber a tendência do eleitorado. Instituto Survey Vision na última semana questionando eleitores em 20 dos 52 municípios do Estado, incluindo Porto Velho, de forma estimulada, para saber a tendência eleitoral. Nada de novo com relação aos nomes que estão há meses sendo comentados como prováveis candidatos à sucessão estadual. Senador Marcos Rogério (PL), ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) e Adailton Fúria (PSD), prefeito de Cacoal estão entre os três primeiros e conseguiram dois dígitos confirmando as expectativas.
Reforma – O município de Porto Velho inicia a partir de hoje (7) a reforma administrativa, que foi regulamentada pelo Decreto 21.133, que dispõe sobre a Administração Pública Direta e Indireta tendo como base a Lei Complementar nº 1.000 de janeiro deste ano. A meta é maior eficiência, racionalização e padronização da gestão pública. Cargos em comissão, dentre eles secretarias, superintendências, fundações, autarquias passam por modificações estratégias, controle de gastos e modernização obedecendo critérios técnicos rígidos e eficientes. Ao todo o município contará, após a aplicação do projeto de planejamento com 14 secretarias, superintendências e Unidades de Administração Indireta. Teremos uma adequação na administração do prefeito Leo Moraes (Podemos) a partir desta segunda-feira, que será fundamental para o futuro do município.
Respigo
Com a reforma administrativa na Prefeitura de Porto Velho, certamente teremos mudanças em muitos cargos de confiança na administração do prefeito Leo Moraes (Podemos). A expectativa é que o “Diário Oficial” do município seja um dos noticiosos oficiais mais lidos esta semana na internet +++ Até o final da última semana não se constatou exonerações no DO. Mas a partir de hoje a previsão é de publicação de exonerações e também de admissões em cargos considerados de confiança +++ O Verão Amazônico (seca entre os meses de julho e novembro) iniciado este mês promete. Há dias não chove em Porto Velho e já é possível notar que teremos um período de forte estiagem +++ O Fluminense joga na terça-f8) contra o Chelsea pelas seminais da Copa do Mundo de clubes que está sendo disputada nos Estados Unidos, às 14h +++ Na quarta-feira (9) jogam Real Madrid e PSG, no mesmo horário. Os vencedores disputarão o título e os perdedores terceiros e quarto lugares +++ O que está acontecendo com o policiamento ostensivo-preventivo em Cerejeiras. Nas últimas semanas, todos os dias casas, comércio em suas diversas áreas estão sendo arrombados e furtados sem que os marginais sejam detidos +++ A Polícia Militar (PM), que responde pelo policiamento ostensivo-preventivo deve realizar uma varredura na cidade, que está exposta à marginalidade. Já passou da hora de colocar os meliantes atrás das grades.
- Casamentos, aniversários, festas julinas, comemorações de datas festivas ficam mais atraentes com o Chopp Colônia, o melhor do Brasil.
- Disk Chopp: (69) 99.231.2322 e 99.231.5970.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários