Desaprovação de governo Lula segue acima dos 50%, indica pesquisa

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Desaprovação de governo Lula segue acima dos 50%, indica pesquisa

Subir a aprovação de seu governo segue sendo dor de cabeça para Lula (Foto: André Coelho/EFE)

Porto Velho, RO - A desaprovação do governo do presidente Lula segue alta, acima dos 50%, segundo pesquisa PoderData realizada entre 26 e 28 de julho de 2025. O levantamento, que ouviu 2.500 pessoas em 182 municípios, revela que o índice de desaprovação está em 53%, pouco abaixo do anterior, de 56%.

Já a aprovação do governo cresceu de 39% para 42%. Esta é a primeira oscilação positiva para Lula em mais de um ano, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa também revela que a desaprovação ao governo Lula é maior entre evangélicos, atingindo 69%, enquanto entre católicos o índice é de 45%.

A maior aprovação do governo é entre jovens de 16 a 24 anos (52%) e, entre as regiões, no Nordeste (50%). Já a rejeição concentra-se entre homens de 45 a 49 anos, chegando a quase 60%. E a região com maior rejeição é a Sul, com 62%.

A pesquisa indica que a desaprovação a Lula segue, desde 2023, oscilando quase sempre acima dos 50% e a aprovação em torno dos 40%. Parte da melhora indicada nesta última pesquisa é atribuída ao chamado “efeito Trump”, referência ao presidente Donald Trump e a imposição de tarifas de 50% aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos e que entram em vigor em 1º de agosto.

A justificativa para essas tarifas incluía críticas ao Judiciário brasileiro no tratamento dado a ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governo Lula explorou a situação para reforçar um discurso de soberania nacional.

Fonte: Por Cristiano Maia

Postar um comentário

0 Comentários