
Porto Velho, RO - Expoari – No sábado (26) será aberta a 40ª edição da Expoari em Ariquemes, com rodeios, palestras, concurso leiteiro, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, além de animais de primeira linhagem. Considerada uma das maiores feiras do gênero do País, a Expoari também terá shows musicais, inclusive com a apresentação da dupla Zezé de Camargo e Luciano, no dia 29 com portões abertos ao público. A organização é da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). Segundo o deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), a Expoari “é um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e da região Norte. Tenho orgulho em apoiar a grande festa que valoriza as famílias do campo, fortalece o comércio local e regional em todos os segmentos e reúne milhares de famílias em um ambiente de cultura e oportunidades”. A Expoari será encerrada no dia 3 de agosto e terá, além de Zezé de Camargo e Luciano, Manu Bahtidão, no dia 26, César Menotti e Fabiano (31), Zé Neto e Cristiano (1º) e Jorge e Mateus (2).
Banda – Sábado (26) e domingo ocorrerá a 2ª Mostra Cultural da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), fundada pelo saudoso Manoel (Manelão) Mendonça, maior bloco carnavalesco da Amazônia. Durante os dias do evento, na Praça Aluísio Ferreira, em Porto Velho, os visitantes (entrada gratuita, poderão relembrar os 44 anos de desfiles da BVQQ com som ao vivo, “Vamos colocar em exposição todo o nosso acervo histórico do Bloco, bem como nossos bonecos gigantes, quadros, fotografias, jornais, para o público recordar a trajetória do bloco ou conhecer um pouco mais da história da BVQQ”, destacou Siça Andrade, filha de Manelão e que preside o tradicional bloco carnavalesco.
Governador – Durante a semana prováveis candidatos às duas das três vagas do Senado de cada Estado e Distrito Federal e as oito à Câmara Federal ocuparam espaços significativos na coluna. Temos vários –e bons– pré-candidatos, que certamente estarão participando das eleições de outubro do próximo ano, quando também serão eleitos presidente da República, governadores e respectivos vices; deputados estaduais, além de os já citados (senadores e deputados federais). Alguns nomes considerados “de ponta” são comentados com constância nos bastidores da política, e, até as convenções partidárias de abril do próximo ano, quando serão definidos os candidatos, teremos muita água passando embaixo da ponte.
Governador II – O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, presidente do PSDB em Rondônia é quem mais está trabalhando a pré-candidatura a governador. Em agosto o presidente nacional do partido, ex-governador de Goiás, Marconi Perillo virá a Rondônia lançar a pré-candidatura de Chaves. Se conseguir um vice do interior, que realmente tenha peso eleitoral é um candidato em potencial à sucessão estadual. Quem também está “correndo atrás” é o deputado federal, Fernando Máximo (União), que recentemente esteve pelo interior mantendo contato com prefeito-reeleito de Cacoal, com mais de 83% dos votos válidos Adailton Fúria (PSD). Máximo não esconde de ninguém, que pretende disputar a sucessão de o governador-reeleito Marcos Rocha (União), que estaria trabalhando uma das duas vagas ao Senado.
Governador III – Analistas políticos acreditam que dificilmente teremos uma parceria Máximo-Fúria, porque o prefeito de Cacoal formata para concorrer a governador e não a vice. A parceria talvez não se consolide, porque dificilmente um seria vice do outro. Outro nome expressivo da política regional com poderio de voto é o ex-prefeito (dois mandatos seguidos), de Ji-Paraná, e ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), que somou mais de 195 mil votos ao Senado em 2018, mas não se elegeu. Jesualdo disse que já foi consultado sobre a possibilidade de concorrer a vice em 2026, mas acredita, que é muito cedo para definições. Hoje o projeto político de Jesualdo seria a candidatura a uma das oito vagas à Câmara Federal. Quem conhece o potencial de voto do ex-prefeito de Ji-Paraná, aposta que não terá muitas dificuldades para integrar o Congresso Nacional, a partir de 2027. Quem viver verá...
Respigo
Esportistas de Alto Alegre dos Parecis e região terão à disposição uma van, que será utilizada para o transporte de atletas em competições e eventos. O deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) disponibilizou, através de emenda parlamentar R$ 300 mil para compra do veículo, atendendo pedido dos vereadores Adelson Rodrigues dos Santos (Fatal da Saúde-PL) e Ivanor Fernandes Pereira (Goiano do Supermercado-PL) +++ Até as eleições municipais (prefeito e vereador) de 2024 Porto Velho tinha 21 vereadores. A partir de janeiro deste ano o legislativo municipal passou a ter duas cadeiras a mais e foram eleitos 23 vereadores +++ A expectativa é que ao menos dez dos vinte e três deverão concorrer nas eleições de 2026. Prioridades para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa +++ Os atuais deputados federais, que tentarão a reeleição podem colocar as “barbas de molho”, porque terão adversários à altura. E já tem suplentes de deputados estaduais se preparando para colocar o terno de posse. Os deputados estaduais, que buscarão a reeleição, principalmente, estão com as “pulgas atrás das orelhas” +++ Muitas especulações nos bastidores sobre o futuro político de Rondônia. Marcos Rocha (União), governador-reeleito formata uma candidatura ao Senado. O vice, Sérgio Gonçalves (União), que teve recentemente um atrito com Rocha deverá assumir o governo e disputar a reeleição +++ Há quem aposte que não será assim. E que o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (Republicanos) é quem governará o Estado com a renúncia de Rocha, seis meses antes das eleições de outubro de 2026.
+ Aniversários, casamentos, reuniões com os amigos não pode faltar o Chopp Corona, o melhor do Brasil.
+ Disk Chopp: (69) 99.231.2322 e 99.231.5970.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários