
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Porto Velho, RO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras em refino e petroquímica, realizada nesta sexta-feira (4) em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que a Taxa Selic, atualmente fixada em 15% ao ano, é o “único número negativo” de seu governo. Esqueceu os números do roubo aos aposentados do INSS, cujas estimativas indicam o afano bilionário que vitimou cerca de 9 milhões de inativos.
“O Brasil está vivendo um momento seguro, um momento, senão extraordinário, de muita certeza e de muita garantia. Não há um número negativo neste país, exceto a taxa de juros da Selic, que não depende de nós, porque o Banco Central tem autonomia”, disse o presidente.
Sem mencionar diretamente o nome do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Lula fez uma analogia para criticar a sua gestão.
“Herdamos uma pessoa com uma febre muito alta, e para curar essa febre leva um tempo. Mas podem ficar certos de que os juros também vão cair”, declarou.
Desde o início de seu mandato, Lula tem adotado tom crítico à condução da política monetária pelo Banco Central, que, desde 2021, opera com autonomia formal.
A manutenção da Selic em patamares elevados tem sido justificável, segundo o BC, como medida de contenção à inflação e ancoragem das expectativas do mercado.
Fonte: Por Camile Soares
0 Comentários