
Porto Velho, RO - Candidato? – Apesar de ocupar boa parte da mídia regional, o anúncio do deputado federal Fernando Máximo (União), o mais bem votado (85.596 votos) em Rondônia nas eleições de 2022, e também nas redes sociais que é pré-candidato a governador nas Eleições Gerais de 2026, não é nenhuma novidade. Desde a sua tentativa de concorrer a prefeito de Porto Velho em 2024, quando foi “podado” pela cúpula do seu partido, que ele vem trabalhando de forma efetiva seu projeto político de concorrer à sucessão estadual em outubro do próximo ano. A coluna, inclusive, vem batendo há tempos nessa tecla, inclusive, de Máximo optar por concorrer a uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio oura (MDB) e Marcos Rogério, respectivamente, presidentes regionais dos seus partidos. Apesar de ser uma liderança do União Brasil, Máximo provavelmente mudará de partido na próxima janela eleitoral que deverá ocorrer até março do próximo ano.
Mídia – O bom desempenho de Máximo na mídia regional tem muito a ver com sua facilidade em se comunicar e buscar apoio da Imprensa regional. Na última semana, por exemplo, Máximo esteve no Cone Sul onde manteve contato com os órgãos de comunicação da região, uma das mais importantes regiões do Estado com destaque para a produção de grãos. Na capital, Máximo sempre participa de ações sociais e foi importante na campanha eleitoral do prefeito Leo Moraes, que preside o Podemos no Estado, nas eleições de 2024. Apesar de o seu partido, o UB ter candidatura própria e considerada favorita, a ex-vereadora de Porto Velho e ex-deputada federal, Mariana Carvalho (União), principalmente no segundo turno, foi peça importante na vitória de Moraes, que surpreendeu até os institutos especializados em pesquisas eleitorais. Máximo é sim, pré-candidato a governador e, numa segunda hipótese, a uma das duas vagas ao Senado. Quem viver verá...
Samuel – Moradores da Vila Samuel, Distrito de Candeias do Jamari, onde residem cerca de 7 mil pessoas dependentes da ponte para poder chegar à sede do município estarão praticamente isolados até sexta-feira (1º) durante o período diurno, a não ser, que optem pela balsa, de travessia demorada, perigosa, obsoleta, além de ter custo, porque cobram pelo serviço. Na segunda-feira o engenheiro de manutenção elétrica Robison Percy Holder publicou comunicado nas redes sociais “informando” sobre o bloqueio da ponte. No texto publicado diz que o tráfego no trecho necessitará de paralização (bem assim com “Z’ e negritado) assim como o tempo, das 8h30 às 18h. Pelo que se saiba não é um comunicado oficial da Eletronorte-Eletrobrás. Como ficará o transporte escolar, ambulâncias e as cerca de 7 mil pessoas que moram na região por onde trafegam aproximadamente 500l veículos. Será que tem alguém querendo favorecer o proprietário –ou proprietários– da balsa? No mínimo, caso o comunicado de “paralização” seja real, que a empresa pague a travessia de balsa e priorize os ônibus escolares e ambulâncias e pessoas transportadas de forma emergente, porque não existe hospital no Distrito.
Programa – A partir de hoje (29), das 12h às 13h, das terças-feiras às sextas-feiras, ao vivo, o experiente jornalista Nilton Salina comanda na rede de rádios Antena Um FM presente em todo o Estado o programa Contexto Político, ao vivo, sempre trazendo convidados da área para debater assuntos de interesses da comunidade, com destaque para a política, que é a mola propulsora de do País. Salina já passou pela TV Rondônia, jornais “Diário da Amazônia”, “Folha de Rondônia”, “Diário do Povo”, emissoras de rádios e hoje edita o blog Entrelinhas. Polêmico, exigente, detalhista, capacitado e conhecedor profundo da política rondoniense e dos bastidores de a imprensa falada, escrita, televisada e eletrônica, Salina certamente será um diferencial na comunicação radiofônica do Estado. Quem tem culpa no cartório, se cuida...
Desembargadora – O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia, Raduan Miguel Filho, assinou edital abrindo vaga para desembargadora, devido à aposentadoria do desembargador Sansão Saldanha. As inscrições são somente para juízas das Comarcas de Porto Velho e Ji-Paraná. As juízas interessadas devem encaminhar a documentação pelo Sistema Eletrônico de Informações-SEI, endereçada ao Departamento do Conselho da Magistratura-Decom no prazo de 5 dias. Um dos itens exigidos é a entrega da cópia de dez sentenças ou acórdãos dos quais tenha sido autora ou relatora, proferidas nos últimos vinte e quatro meses de efetivo exercício jurisdicional, anteriores à publicação do edital, sob pena de atribuição de nota zero para o item, nos moldes do inciso VI. Mas detalhes no site do TJ-RO.
Respigo
As convenções partidárias para escolha dos inúmeros cargos, que estarão em disputa nas eleições gerais de 2026, ocorrerão em abril do próximo ano. São somente 9 meses para as convenções e, por enquanto é baixa a movimentação entre os dirigentes partidários, que precisam organizar seus partidos +++ As eleições não envolverão prefeitos, vices e vereadores, mas para os demais cargos eletivos, sim, de presidente da República a deputado estadual. Uma nominata forte é fundamental na busca de cargos públicos eletivos. Nas últimas semanas somente o ex-prefeito de Porto Velho, presidente do diretório regional do PSDB e da Associação Rondoniense de Prefeitos-Arom, Hildon Chaves, que deverá concorrer à sucessão estadual está com o pé na estrada +++ Quem também está ativo no Estado, conforme aborda a coluna de hoje é o deputado federal Fernando Máximo que vem mantendo contatos no interior em busca de apoio para o seu projeto de concorrer a governador em 2026. As eleições do próximo ano, ainda, não estariam entre as prioridades de a maioria dos dirigentes partidários em Rondônia, mas deveria, pois quem sai na frente sempre tem preferência +++ Grêmio e Fortaleza jogam hoje (29) pelo Campeonato Brasileiro. A partir das 20h30 no Castelão +++ No Engenhão o Botafogo enfrenta o Bragantino, às 19h. O jogo é válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários