Nomes expressivos disputam vagas da Câmara Federal, 22 dos deputados estaduais devem concorrer à reeleição, pesquisa demonstra equilíbrio entre favoritos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Nomes expressivos disputam vagas da Câmara Federal, 22 dos deputados estaduais devem concorrer à reeleição, pesquisa demonstra equilíbrio entre favoritos



Porto Velho, RO - Eleições – Em outubro do próximo ano teremos eleições gerais de presidente da República a deputados estaduais. Somente não teremos eleições a prefeito e vereador, que foram realizadas em 2024. Na coluna de terça-feira (22) abordamos alguns nomes em condições de concorrer a duas das três vagas que estarão na disputa, hoje ocupadas pelos senadores Confúcio Moura e Marcos Rogério, presidentes regionais do MDB e PL, respectivamente. Mas as eleições à Câmara Federal também provocam mobilizações na capital e no interior, com nomes considerados de ponta para ocuparem as oito vagas de Rondônia na Câmara Federal. É certo que disputarão a reeleição os deputados Maurício Carvalho e Cristiane Lopes, ambos do União, Chrisóstomo Moura (PL) e Lúcio Mosquini (MDB); Thiago Flores (Republicanos) ensaia uma candidatura a governador, e Eurípedes Lebrão (União), certamente não concorrerá a um novo mandato, porque enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral.

Federal – A lista de nomes considerados “bons de votos” e em condições de sucesso em 2026 é grande. Os pré-candidatos mais citados nos bastidores da política são o ex-prefeito de Ji-Paraná, dois mandatos seguidos, Jesualdo Pires (PSB), ex-ministro do INSS e ex-deputado Amir Lando (MDB), ex-deputado federal Natan Donadon (União), com domicílio eleitoral em Vilhena, que anunciou recentemente à imprensa regional a intenção de concorrer à Câmara Federal no próximo ano. Hoje Vilhena e a região do Cone Sul não tem nenhum representante no Congresso Nacional (Senado e Câmara). O prefeito-reeleito de Vilhena Flori Cordeiro (Podemos), ex-prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior (União) também constam da lista de postulantes à Câmara Federal. Três das oito vagas estarão abertas na Câmara Federal: Fenando Máximo (União) e Sílvia Cristina (PP) são pré-candidatos ao Senado. Máximo até a governador, menos à reeleição. Com Lebrão fora e a possibilidade de Flores concorrer à sucessão estadual, a probabilidade de renovação é de 50%.

Organização – O candidato que concorre a deputado federal precisa de recursos financeiros e organização. A parceria deve ser com pessoas que realmente tenham liderança política em sua região, não importa se vereador, deputado estadual, prefeito, presidente de associações, entidades, inclusive as rurais. Essas lideranças, além da fidelidade ao candidato, precisam de recursos financeiros para bancar o combustível, de forma racional, e contar com cabos eleitorais, que trabalhem efetivamente para os candidatos, de preferência a deputado estadual, para fechar a dobradinha durante a campanha eleitoral. Um exemplo da importância de contar com parceiros candidatos a estadual. Pergunte de forma aleatória às pessoas que estão ao seu redor em quem votaram a deputado federal. A maioria não saberá. Isso sinaliza, que votaram “casados” com o estadual.

Estaduais – O Legislativo Estadual tem 24 cadeiras e, a grande maioria disputará a reeleição. O deputado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) vem trabalhando uma candidatura ao Senado. É o que se comenta nos bastidores da política. Um dos parlamentares da Ale-RO, que trabalha para buscar vaga na Câmara Federal é Ismael Crispin (MDB), que somou 23.437 votos na reeleição em 2022, terceiro mais bem votado. Na ocasião, obteve votos em quase todos os 52 municípios de Rondônia. Ezequiel Neiva (União-Cerejeiras), quinto mais bem votado em 2022 com 20.895 votos também trabalha uma candidatura a deputado federal, tendo como companheiro de chapa, o filho, Wiveslando Neiva a deputado estadual. Em 2022 Wiveslando foi candidato a federal em ”dobradinha” com o pai e somou 10.991 votos. Caso a parceria se confirme em 2026, as chances de ambos são reais.

Pesquisa – O Instituto Data Continental já vem trabalhando em pesquisas de opinião pública para os vários cargos que estarão em disputa nas eleições de outubro do próximo ano. A mais recente é sobre os pretendentes à Assembleia Legislativa (Ale), que foi realizada em 33 dos 52 municípios de Rondônia. Destaques para o ex-presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (PRTB-PVH), que puxou a fila de os mais bem votados na sondagem espontânea, Luizinho Goebel (Podemos-Vilhena), ex-deputado federal e ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno, deputado Alan Queiroz (Podemos-PVH), médico Luiz Ferrari, deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), ex-deputado estadual Zequinha Araújo, presidente da Ale-RO, Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), vereadores de Porto Velho Everaldo Fogaça (PSD) e Marcio Pacelli (Republicanos), ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon, deputados Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), Jean Oliveira (MDB-PVH).

Respigo
Quem tiver interesse em saber quais foram os vinte mais bem votados na pesquisa a deputado estadual devem acessar o endereço eletrônico do Jornal “Correio Continental”. Basta digitar Institutophoenix@hotmail.cm +++ Servidores da Assembleia Legislativa com sorriso de orelha a orelha na manhã de hoje (23). É que o pagamento do salário de julho estava depositado nas contas bancárias +++ Os deputados estaduais estão de recesso legislativo durante este mês de julho. As portas da Ale-RO estão abertas das segundas-feiras às sextas-feiras das 7h30 às 13h30 +++ Na próxima semana não haverá expediente na Casa do Povo. Os trabalhos A normalidade a partir do dia 4 de agosto às e as sessões plenárias-ordinárias, às terças-feiras (manhã) e nas quartas-feiras (à tarde) +++ Temperatura elevada nos últimos dias em Porto Velho, o que não é novidade. Hoje (23), por volta das 13h era de 33 graus com sensação térmica de 35 graus +++ A região tem somente duas estações climáticas (Inverso, chuvas diárias durante meses) e Verão, de julho a novembro, com estiagem e baixa umidade do ar +++ Vasco e Bahia ficaram fora da Sul Americana. O Vasco perdeu o primeiro jogo (0x4) e ontem empatou (1x1) +++ O Bahia empatou (0x0) o primeiro 0x2)e ontem precisava vencer. Perdeu (0x2).

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários