Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Porto Velho manterá a hegemonia política? capital tem nomes fortes para eleger futuro governador, vice anuncia live para falar sobre demissão da Sedec



Porto Velho, RO - Governador – Jerônimo Santana, com domicílio eleitoral em Porto Velho, foi o primeiro governador-eleito pelo voto direto de Rondônia. O médico Oswaldo Piana, o segundo, também da capital, mas a partir de 1994 o interior passou a dominar as eleições a governador com Valdir Raupp (MDB), Ivo Cassol (PP) em dois mandatos seguidos, Confúcio Moura (MDB), também dois mandatos consecutivos. Somente em 2018 Porto Velho retomou a hegemonia na política estadual elegendo Marcos Rocha, que foi reeleito em 2022, pelo União Brasil. Em outubro do próximo ano teremos eleições gerais (menos para prefeito e vereador), que já fomentam as articulações políticas envolvendo lideranças da capital e interior.

Candidatos – Hoje temos quatro lideranças consideradas boas de votos e comprovadas nas urnas em eleições anteriores. O ex-prefeito de Porto Velho, dois mandatos seguidos, Hildon Chaves, que preside o PSDB no Estado trabalha a candidatura a governador desde que deixou o cargo no primeiro dia do ano. Ciente que é necessário compor com um vice do interior, Hildon tem o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) como preferido para compor uma chapa forte para as eleições do próximo ano. Jesualdo Pires, além de ex-prefeito foi deputado estadual em dois mandatos (renunciou no meio do segundo), porque se elegeu prefeito de Ji-Paraná. Não há dúvida que os dois líderes políticos no Estado são nomes expressivos com plenas condições de sucesso sendo parceiros nas eleições do próximo ano.

Candidatos II – Nas mesmas condições de juntar lideranças políticas da capital e do interior, estão o deputado federal Fernando Máximo (União), o mais bem votado (85.596 votos) em 2022 e o prefeito-reeleito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), que somou 40.270 votos (83,16% dos válidos). Esta semana Máximo esteve em Cacoal onde manteve contato com o prefeito Fúria e, há quem aposte, que firmaram parceria visando as eleições do próximo ano. A princípio com Máximo candidato a governador e Fúria e vice. Também não estaria descartada a inversão dos nomes. Caso as duas parcerias sejam formatadas até as convenções partidárias para escolha dos candidatos em abril do próximo ano, a capital tem muitas chances de manter a hegemonia da política regional com Máximo e Chaves. Como no segmento, já dizia o sábio ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, recomenda-se cautela. Em política também cabe a frase: “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Contaminação – Às imediações do Hospital Osvaldo Cruz, na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, existem restaurantes, que atendem as pessoas estão visitando amigos e parentes, que dependem de atendimento médico-hospitalar. Ocorre que as equipes de saúde pública estadual e municipal devem visitar os locais e constatar a situação de higiene. Estabelecimentos comerciais localizados em áreas como às proximidades de hospitais, como é o caso, onde também está o Hospital de Base, um dos mais movimentados da Capital precisa de cuidados especiais, para se evitar contaminação dos visitantes e dos doentes, que podem ter a condição de saúde agravada. A situação não é diferente com os ambulantes, que circulam pelo local e também em outras áreas públicas. Nada contra o comércio ambulante, mas é necessário fiscalizar, com o máximo de rigor, para se evitar a transmissão de doenças.

Política – Em abril do próximo ano serão realizadas as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições gerais de outubro de 2026. Em Rondônia os bastidores da política estão em plena ebulição, mesmo com os cerca de 15 meses para a disputa, que será de presidente da República a deputados estaduais, menos prefeitos e vereadores. O desdobramento da animosidade entre o governador Marcos Rocha e o seu vice, Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, poderá mudar totalmente o quadro político atual. Sérgio, que foi demitido por Rocha do cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico-Sedec, anunciou que fará live hoje (10) à noite (19h30), para falar sobre o assunto, mas há quem aposte, que irá além. A expectativa é enorme, assim como a reação de Rocha, após o esperado pronunciamento. Vamos aguardar a posição de Rocha e equipe, após a fala de Sérgio. Quem viver verá...

Respigo
A “briga” entre o governador de Rondônia Marcos Rocha, e o vice Sérgio Gonçalves promete. Nos bastidores os comentários são agressivos de ambas as partes +++ As perspectivas não são das mais amigáveis. Dependendo do que for apresentado na live de Sérgio hoje à noite o clima na política regional poderá subir de tom, o que não seria bom para o Estado +++ Ex-prefeito de Porto Velho (dois mandatos seguidos), pelo PT, Roberto Sobrinho estaria disposto a disputar as eleições gerais do próximo ano. Consultado não nega e nem desmente +++ A meta seria concorrer a uma das oito vagas a deputado federal. Falta a filiação a uma sigla partidária +++ E o Real Madrid, maior time do mundo foi goleado (0x4) pelo PSG nas semifinais da Copa do Mundo de clubes que está sendo disputada nos Estados Unidos. A grande final será no domingo (13), às 15h contra o Chelsea.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários