
Lançado em 2024, o programa estadual já capacitou profissionalmente mais de 2 mil pessoas em várias áreas
Porto Velho, RO - Com a oferta de mais de 2.130 vagas remanescentes em 20 cursos, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), divulgou nesta segunda-feira (11), novo prazo de inscrição para o programa de capacitação profissional Vencer, que acontece a partir das 8h desta terça-feira (12) e seguirá até as 23h59 do próximo dia 31 pelo portal do governo. Com a reabertura, agora são 3 mil vagas disponibilizadas em 32 cursos nas áreas de energia; alimentos e bebidas; vestuário; tecnologia da informação; automotiva; refrigeração e climatização; gestão; comércio; turismo; gastronomia; moda; e beleza.
Ao reforçar a importância do Vencer, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, lembrou, que além dos cursos gratuitos, os beneficiários recebem o material didático, auxílio financeiro de R$ 200 mensais durante um ano e ao final do curso o kit profissional para começar a trabalhar. “Com o programa, estamos dando condições para que os rondonienses sejam protagonistas de suas histórias no campo financeiro e, posteriormente possam abrir portas de trabalho para outros que precisam. Isso é a assistência integrada com o desenvolvimento social”, ressaltou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, explicou que a reabertura das inscrições foi necessária para completar as 3 mil vagas planejadas para esta etapa de 2025, considerando a procura pelos cursos do programa estadual que vem mudando a história de muitas famílias. “Estamos dando oportunidade para que mais pessoas possam ser capacitadas profissionalmente neste ano, aumentando as chances de ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo abrir seu próprio negócio.”
Para ampliar as chances de participação, neste ano o Vencer contempla 20 municípios, 10 a mais que na edição de 2024, que são: Porto Velho, Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
O programa estadual lançado em 2024 teve 6.910 inscrições, das quais 2.896 tiveram a matrícula confirmada. Desse total, 1.836 concluíram o curso e 1.173 já receberam o kit para começar a trabalhar.
Os cursos com vagas nesta etapa são:
Assistente Administrativo
Assistente Financeiro
Assistente de Marketing e Vendas
Assistente de Logística
Vendedor
Comprador
Editor de Vídeo Digital
Programador web
Administrador de Redes
Operador Computador
Montador e Reparador de Computadores
Instalador e Reparador de Redes de Computadores
Agente de Viagens
Padeiro
Costureiro
Manicure e Pedicure
Desenvolvedor Back-End
Designer de Criação e Animação 2D e 3D
Desenvolvedor Mobile Multiplataformas
Doces Finos
0 Comentários