
Porto Velho, RO - Eleições – O mês de julho está terminando e com o início de agosto. Estaremos a 14 meses das Eleições Gerais 2026, quando serão reeleitos e eleitos o presidente da República, governadores e seus respectivos vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias legislativas. Não teremos eleições somente a prefeito, vice e vereador, que ocorreram em 2024. Em Rondônia a disputa na sucessão estadual está entre as prioridades dos dirigentes partidários, imprensa, redes sociais e lógico, os políticos que concorrerão aos cargos eletivos. Em Rondônia dois políticos já formatando a pré-candidatura a governador com investidas na capital e no interior em reuniões com lideranças regionais, já formatando apoio para a futura campanha eleitoral. Estão trabalhando bastante, e o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, presidente regional do PSDB, dois mandatos seguidos, e o deputado federal Fernando Máximo, o mais bem votado (mais de 85 mil votos) à Câmara Federal nas eleições de 2022.
Candidatos – O deputado Fernando Máximo tem mais dificuldades, porque está filiado ao União e, nas eleições a prefeito, vice e vereador de 2024 não apoiou a candidata do seu partido Mariana Carvalho, que venceu o primeiro turno e foi derrotada no segundo pelo presidente do Podemos, Leo Moraes. Ele seria o candidato do partido, que optou pela ex-deputada federal e ex-vereadora de Porto Velho Mariana Carvalho. As possibilidades de se filiar ao Podemos são enormes e, muitos apostam, que isso se concretizará, porque tem ótimo relacionamento com o prefeito Leo Moraes. Por enquanto Hildon e Máximo são os dois nomes em evidência e com chances reais de concorrerem à sucessão estadual em 2026. Hildon, já vem buscando nomes em suas andanças pelo interior para se filiar ao partido e disputar as eleições deputado (federal e estadual). Já Máximo não tem a mesma facilidade, pois provavelmente deixará o União na próxima Janela Eleitoral (6 de março a 5 de abril de 2026).
Arraial – Adiado de julho para agosto, o Arraial Flor do Maracujá, evento tradicional de Porto Velho, já na sua 41ª edição iniciará na sexta-feira (1º) no Parque dos Tanques e término para o dia 10. A promoção é do Governo do Estado, via Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). O governador Marcos Rocha (União) está otimista com o evento e afirmou, que “cada quadrilha, cada boi-bumbá e cada grupo folclórico representa o esforço de comunidades inteiras em manter viva a nossa história. A iniciativa movimenta a economia, fortalece o turismo e, acima de tudo, une as famílias rondoniense em torno da nossa cultura”. A estrutura do local foi melhorada com arquibancadas para 10 mil pessoas, praça de alimentação com 64 espaços, 12 estandes para rádio, TV e sites de notícias e espaço exclusivo para produção de conteúdo digital. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizará estrutura do Cartório Eleitoral com emissão de títulos e coleta de biometria durante os dias do Arraial.
Fiscalização – Iniciativa das mais significativas do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, que estendeu suas ações fiscalizando e orientando órgãos públicos ligados à área de saúde. Na última semana foram visitados 15 municípios das regiões do Vale do Anari, Central e Zona da Mata. Os profissionais do TC-RO avaliaram situações como a disponibilização de profissionais da área, armazenamento e fornecimento adequado de medicamentos, oferta de exames de acordo com a demanda de pacientes, qualidade no atendimento. A meta com a fiscalização é melhorar o atendimento na saúde pública nas unidades de saúde, que atende a maior parcela de a população no Estado. O TC-RO é um órgão público, que orienta, para que a gestão seja eficiente, atenda a população e deve ser consultado, para se evitar irregularidades e o povo prejudicado. Não é um segmento repreensivo, mas de orientação, organização e evitar irregularidades.
Deputados – Além das eleições a presidente da República, govenadores, senadores (duas das três vagas), Câmara Federal, a disputa pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Rondônia promete ser das mais concorridas. No mínimo seis dos mais bem votados em 2022 vão para a reeleição e certamente receberão votações expressivas no próximo ano. Em todas as pesquisas realizadas por institutos especializados, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Yeda Chaves (União-PVH), Ismael Crispin (MDB-São Miguel do Guaporé) Cirone Deiró (União-Cacoal), Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), Marcelo Cruz (PRTB-PVH), estão entre os mais bem avaliados de forma espontânea. Ezequiel Neiva (União-Cerejeiras), também está na lista dos mais bem votados em 2022, mas ele deverá concorrer a deputado federal. Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), Cássio Góes (PSD-Cacoal), Luís (do Hospital) Schincaglia (MDB-Jau), Alan Queiroz (Podemos-PVH) e Luizinho Goebel (Podemos-Vilhena) sempre aparecem entre os vinte mais bem votados.
Respigo
Paulo Afonso deixou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho. Experiente e conhecedor da área, certamente irá fazer falta ao prefeito Leo Moraes (Podemos) +++ Até o fechamento da coluna, não se tinha conhecimento de quem será o secretário de Comunicação Social do município. Tem muita gente em condições de assumir o cargo, mas não é missão das mais fáceis, porém, desejamos sucesso ao futuro secretário +++ Boa parte dos vereadores de Porto Velho, hoje 23, estará na disputa de cargos eletivos nas eleições gerais de outubro do próximo ano. Por enquanto nenhum se manifestou sobre concorrer às duas das três vagas ao Senado, que estarão em disputa +++ A maior parte visa a Assembleia Legislativa. Mas têm alguns que estão se preparando para concorrer às oito vagas à Câmara Federal +++ O Corinthians venceu (1x0) o Palmeiras na sua Arena, em confronto válido pela Copa do Brasil, na quarta-feira (30). O segundo jogo será na Arena do Palmeiras, na quarta-feira (6) e ao Corinthians, basta um empate +++ O Palmeiras precisa vencer pela diferença de um gol para disputar a classificação nos pênaltis. Vitória com mais de um gol de diferença classificará o Verdão.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários