Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Lula não ligou para Trump porque tem medo

O presidente americano, Donald Trump, conversa com jornalistas no gramado da Casa Branca na sexta-feira (1º) (Foto: AARON SCHWARTZ/EFE/EPA)

Porto Velho, RO
- Vocês lembram que na sexta-feira (1º), respondendo a uma repórter da Globo na Casa Branca, que perguntou se receberia um telefonema de Lula, o presidente americano, Donald Trump, disse: “O Lula pode me ligar qualquer hora que quiser, quando ele quiser”.

E até agora, Lula não ligou. Por que não ligou? Na hora que ficou sabendo, deveria ter ligado imediatamente: “Eu fiquei sabendo, pensei que o senhor não ia me atender, estou aqui para falar sobre os 50% de tarifa”. Mas não ligou.

E agora, num encontro do PT, ele culpou a diplomacia, que lhe disseram que ele não pode dizer tudo que quer dizer para o Trump.

Opa, espere aí. Eu ouvi o Claudio Humberto informando que soube lá no Itamaraty que a pasta recebeu instruções do Palácio do Planalto para nem entrar nesse assunto, não fazer defesa contra a tarifa de 50%.

Eu já disse para vocês aqui, Lula não quer que a tarifa baixe, ele quer um motivo, uma desculpa igual à de Cuba: dizer que a culpa é do bloqueio americano, quando a culpa é da União Soviética, que acabou e não deu mais dinheiro para Cuba.

Assim, a culpa vai ser de Trump: do fracasso do governo dele, do desequilíbrio das contas públicas, da dívida pública lá em cima. É culpa de Trump que ele se jogou nos braços da China, para justificar.

E Lula fecha as portas, ele falou de novo que vai continuar defendendo uma outra moeda que não seja o dólar. Que nós não somos republiqueta, nós temos que nos impor porque nós somos um país “desse tamanho”. Vocês se lembram dessa história? Pô, é tão grande e tão bobo, não? É um bando de amadores. Meu Deus!

O de Gaulle não disse, mas poderia ter dito que esse não é um país sério, com esse tipo de pensamento de gente que não é estadista. É um negócio complicado.

E aí ele tem medo, no fundo, como disse a Ana Paula Henkel, de ligar para o Trump, e o Trump dizer assim: “E aí, como é que vai Bolsonaro? Vão continuar perseguindo? Me conta, por que você autorizou aqueles dois navios terroristas do Irã atracarem no Brasil? Por que você mandou o vice-presidente ficar no meio de terroristas lá no Irã, em Teerã? Que história é essa de dizer que é jabuticaba e de dizer que vai me dar um truco? Me explica isso primeiro”.

Ele não quer. “E aquela história da sua mulher falando do meu amigo Elon Musk, mandando para aquele lugar?” Lula tem medo de que o Trump fale isso, como disse a Ana Paula.

Jantar para os ministros do STF

Mas, enfim, uma outra coisa: ele ofereceu um jantar para todo o Supremo, e só foram seis ministros do Supremo, ainda chamou um ex-supremo, Ricardo Lewandowski, para fazer número. E a gente viu que o pessoal lá do Supremo sentiu a Lei Magnitsky.

Imagina a Magnitsky pegando o Gilmar Mendes, que foi ao jantar e tem interesses em Portugal, por exemplo. Não é só Estados Unidos. O sistema financeiro europeu também está ligado aos Estados Unidos. Tem outra moeda, mas está ligado pelo sistema Swift, que tem sede belga, mas é controlado pelos americanos. Então, pega tudo mesmo.

E aí fizeram uma nota do Supremo, o diz que me diz lá dentro é que o ministro Edson Fachin foi ao jantar contra a vontade, porque vai ser o próximo presidente do Supremo.

Mas a nota, que bota uma frasezinha lá no fim de solidariedade ao Alexandre de Moraes, teve gente que disse que não ia assinar. Era para ter assinatura de todos. Aí não teve de ninguém. Ficou uma nota oficial do Supremo. Estranho, estranho isso.

Esvaziamento da COP 30

E a última questão: 26 países já pediram para não ser em Belém a COP 30, marcada para novembro. Um dos motivos: diária de hotel, multiplicou-se de dez a 15 vezes. Uma diária de R$ 300 está em 3 mil, 3,5 mil, o pessoal está sentindo. Isso já é um sinal de esvaziamento do evento.

Fonte: Por Alexandre Garcia

Postar um comentário

0 Comentários