
Por Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1940 – A ação da Madeira-Mamoré em orto Velho, foi elogiada pela professora llse Borges, diretora do Grupo Escolar “Barão do Solimões”, ao receber a sede definitiva do “Barão”, construída pela EFMM.
1946 – Na discussão da nova Constituição Federal as bancadas de Santa Catarina e Paraná querem a extinção dos territórios, criados em 1943, mas a matéria já fora aprovada na Comissão de Constituição e Justiça.
1951 – Convênio Brasil/Bolívia libera a vinda de gado daquele país para abastecer Porto Velho. A mesma edição registra a morte do cientista Jayme Aben-Athar, depois patrono da colônia de hansenianos na cidade.
1963 – O jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, a Brasília onde pediram ao presidente João Goulart liberação de verbas para concluir a rodovia
1983 – O juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito sobre a proposta de elevação de Rolim de Moura a município.
1990 – A Polícia Federal concluiu: foi engano da empresa fornecedora, ao mandar entregar material de campanha do PTR na Assembleia Legislativa, quando o endereço era em outro local de Porto Velho.
HOJE É
Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. Dia Nacional do Padre.
Católicos celebram São João Maria Vianney (patrono dos sacerdotes), Santos Justino e Crescenciano - mártires,
BRASIL
1894 — Nasce Carlos Luz (m. 1961), que em 1955, sendo presidente da Câmara dos Deputados, assumiu por 3 dias a Presidência da República. 1935 – Ocorre a 1ª transmissão de TV no Brasil, da emissora Tupy.
MUNDO
1693 – O monge Dom Pérignon inventa o champanhe. 1944 – Dedurados por um amigo, a Gestapo prende a família de Anne Frank, cujo diário é um libelo ante ditadores.
FOTO DO DIA
ESTADO, DATA HISTÓRICA (II)
A extinção do Território do Guaporé (e dos outros Territórios criados em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas), foi proposta não acatada na discussão da Constituição Federal de 1946.
Em 1962, quando a criação do Estado do Acre tramitava na Câmara Federal, o deputado Aluízio Ferreira, do Guaporé, que não iria disputar nova eleição, anunciou um projeto de elevação do Território a Estado.
Mas não apresentou ou não vingou, porque a Constituição permitia a possibilidade de gerar despesa ao Executivo, e dizia: “Art 3º - Os Territórios poderão, mediante lei especial, constituir-se em Estados”.
Deputado federal de 1971 a 1983, Jerônimo Santana, teve um só discurso: a liberação da garimpagem manual de cassiterita, críticas ao Incra e aos governadores.
Em 1978, na única vez que o Território elegeu dois deputados, os eleitos foram Jerônimo e Isaac Newton (cedeu o lugar 30/11/1979 a 01/01/1981 ao suplente Odacir Soares).
Isaac retornou ao mandato para participar da tramitação do projeto de criação do Estado.
Foto: Deputado José Guiomar, autor da Lei que criou o Estado do Acre
0 Comentários