Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

O Dia na História - BOM DIA 05 DE AGOSTO



Por Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA

1917 – Confusão em Guajará-Mirim: a distribuição de terras pelo delegado fiscal de Mato Grosso gera crise com a empresa Madeira-Mamoré, que se diz dona da área.

1948 – Definido pelo governador Araújo Lima o local onde será construído o Porto Velho Hotel, inaugurado só em 1952, hoje Unir Centro.

1950 – O vapor “Mauá”, com 150 T. de borracha, peles de animais e castanha, rumo a Belém (PA), naufragou num pedral do Rio Madeira, em Manicoré (AM), sem vítima fatal.

1967 – Falece no Rio de Janeiro o ex-governador Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus de Rondônia”, a seguir hino oficial do Estado.

1983 – Na véspera da promulgação da 1ª Constituição estadual o governador Jorge Teixeira promove Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios, e causa a 2ª crise entre Executivo e Constituinte – a 1ª foi a aprovação do capítulo relativo ao MP

1990 – A série de reportagens do jornal Alto Madeira, “A caminhada da Desilusão – o efeito boomerangue da colonização” mostra o desencanto de muitos que vieram em busca do Eldorado.

HOJE É
Dia Nacional da Saúde. Dia Nacional da Farmácia. Dia do Médico Patologista. Dia Nacional da Vigilância Sanitária.
Católicos celebram Nossa Senhora das Neves (ou Santa Maria Maior), Santo Osvaldo da Nortúmbria,

BRASIL
1574 – Criada a vila de Nossa Senhora das Neves – a partir de 1928 João Pessoa, capital da Paraíba. 1944 – O 1° escalão da Força Expedicionária Brasileira é incorporado ao 5° Exército dos EUA, na II Guerra Mundial. 2016 — Abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. 2022 – Morre Jô Soares (n. 1938).

MUNDO
2010 — 33 mineiros ficam presos na mina “São José” (Chile), a 700 mts de profundidade, resgatados 69 dias depois.

FOTO DO DIA

ESTADO, DATA HISTÓRICA (III)

Na passagem do Acre a Estado, em 1962, foi fundamental a ação política denominada “Movimento Autonomista”, e isso pode ter motivado a criação do movimento “Pró-Rondônia Estado”.

No final daquela década ficava cada vez mais evidente que, para Rondônia, continuar como Território era um retrocesso, que era preciso mudar para desenvolver.

Em 1970 o candidato a deputado federal Jerônimo Santana baseou seus discursos em: 1) a garimpagem manual de cassiterita; 2) a criação do Estado; 3) criticar todos governadores e seus atos.

Deputado federal de 1971 a 1982, Jerônimo dizia ter apresentado projetos criando o Estado, mas alegava não se concretizarem por ser um deputado do MDB e que a Arena, majoritária, bloqueava.

Um motivo claro para entender o impedimento era que, ao contrário de 1962, quando o Acre passou a Estado, a lei fora mudada e projetos que gerassem despesas passaram a ser exclusividade do Poder Executivo.

Mas um fator começou a gerar pressão: a nova economia do Território devido à migração, motivou a discussão do assunto – Rondônia Estado e, como no Acre, havia muita gente que não queria.

Postar um comentário

0 Comentários