Deputado Alan Queiroz é o novo filiado do MDB-Rondônia, expectativa em Ji-Paraná para a Rondônia Rural Show, seca mobiliza MP-RO e entidades ambientais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Deputado Alan Queiroz é o novo filiado do MDB-Rondônia, expectativa em Ji-Paraná para a Rondônia Rural Show, seca mobiliza MP-RO e entidades ambientais




Porto Velho, RO - MDB – A coluna já havia adiantado há dias, sobre a possibilidade de o deputado estadual Alan Queiroz, reeleito em 2022 pelo Podemos trocar de partido. E que o futuro político seria uma filiação ao MDB, que passa por profunda transformação no Estado com o senador Confúcio Moura, hoje maior liderança do partido. Ele está empenhado no fortalecimento da sigla, que já foi a mais importante do País. Na manhã de hoje (20), no gabinete de Confúcio, em Brasília, Alan Queiroz formalizou sua filiação ao MDB com o aval do senador. Pela sua trajetória política, de identificação com Porto Velho, onde já foi vereador em três mandatos e presidiu o legislativo municipal, provavelmente será o nome do MDB a prefeito nas eleições de outubro próximo. Quem viver verá...

Seca – No ano de 2023 Rondônia e a maior parte da região amazônica sofreu com a longa estiagem. Rios como o Madeira, um dos mais importantes do planeta teve a navegação comprometida e vários praticamente secaram comprometendo de forma direta a economia, a sociedade, além do mundo animal e vegetal. Como a previsão é de estiagem mais prolongada este ano, para o período de verão amazônico (seca durante meses), o Ministério Público (MP) estadual, oportunamente, promoveu reunião na segunda-feira (19) com membros do Comitê de Crise Hídrica, para discutir o assunto. Participaram a coordenadora do Núcleo da Água e do Solo (NAS), promotora de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari, além de representantes de entidades representativas ligadas ao meio ambiente na Amazônia.

Seca II – A reunião proposta pelo MP-RO é oportuna, necessária e prudente, pois demonstra que as expectativas de problemas devem ser discutidas e debatidas com antecedência, pois a seca de 2023, caso permanecesse por mais dias agravaria os problemas na região, que foram inúmeros. A Amazônia, ainda, depende muito da aviação e principalmente da navegação, que é o principal meio de interação econômica e social. A população ribeirinha dos principais rios da região teve problemas de abastecimento de alimentos e principalmente de água potável. Um dos assuntos predominantes na reunião é que os municípios sejam capacitados tecnicamente, para que seja elaborado um plano concreto, efetivo e real para se garantir o equilíbrio entre o consumo humano e o pleno desenvolvimento do Estado.

RRS – A maior feira-exposição de Rondônia é uma das mais importantes do Norte do País, a Rondônia Rural Show, agora internacional, será realizada de 20 a 25 de maio próximo em Ji-Paraná, no Parque Tecnológico Vandeci Rack. O tema deste ano é “A Agricultura na Amazônia”, e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que organiza o evento já elaborou e disponibilizou o Manual. Os interessados em participar do evento devem enviar, assinado, o Termo de Responsabilidade até o dia 22 de março, às 18h pelo email: rondoniaruralshow@seagri.ro.gov.br. Na mostra várias regras devem ser respeitadas como menores de 18 anos trabalhando na montagem e desmontagem das estruturas; proibição da venda de bebidas alcóolicas, mas estará liberada a degustação de marcas de expositores; proibido o uso de chamas e materiais radioativos, armazenamento de combustíveis e materiais corrosivos.

RRS II – Em 2023 a RRS bateu recorde de comercialização, cerca de R$ 3,5 bilhões e a expectativa para este ano é superar o recorde anterior, inclusive de público, que foi superior a 265 mil visitantes durante os dias de mostra. O governador Marcos Rocha (UB) está otimista com a RRS. “Nosso setor produtivo cresce a cada ano e a Rondônia Rural é a nossa vitrine. O Governo do Estado tem desenvolvido ações para o fortalecimento do agronegócio, alavancando a economia de Rondônia”, argumentou. O secretário da Seagri, Luiz Paulo também está entusiasmado com a exposição-feira e acredita que teremos recorde de público e de comercialização.

Respigo

Com a saída de Alan Queiroz do Podemos o partido fica sem representante na Assembleia Legislativa (Ale). E o MDB, que reelegeu Jean Oliveira e elegeu Luiz do Hospital em 2022, agora é a segunda maior bancada na Ale-RO com quatro deputados +++ É que recentemente o deputado Ismael Crispin, reeleito pelo PSB em 2022 também se filiou ao MDB. A maior bancada continua sendo do União Brasil, com cinco deputados +++ Porto Velho teve um clima diferenciado do normal na noite de segunda-feira (19), que é sempre em torno de 30 graus. A temperatura oscilou entre 24 e 25 graus até as primeiras horas da manhã de hoje (20) +++ Na segunda-feira foi aberta a grade de cursos deste ano da Escola do Legislativo (EL), com a participação de autoridades convidadas e alunos. O diretor-geral da escola, Alexandre Silva, que é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) destacou a importância dos cursos, que visam a qualificação dos servidores públicos, inclusive de outros poderes, sem custo para os alunos e entrega de certificado de conclusão.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários