Deputados iniciam ano letivo com sessão ordinária na terça-feira, Eucatur comemora 60 anos em março, MP investiga farra das diárias em Cacoal

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Deputados iniciam ano letivo com sessão ordinária na terça-feira, Eucatur comemora 60 anos em março, MP investiga farra das diárias em Cacoal


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa


Porto Velho, RO - Assembleia – Na terça-feira (27) às 15h será aberta a primeira sessão ordinária do ano na Assembleia Legislativa (Ale). O presidente da Casa do Povo, Marcelo Cruz (SO-PVH), concederá entrevista coletiva, antes da abertura dos trabalhos. O governador Marcos Rocha (UB) e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Raduan Miguel Filho, estão entre as autoridades que foram convidadas para o ato solene. Os deputados terão um ao atípico, porque teremos eleições municipais (prefeito, vice e vereador) em outubro próximo, que já mobilizam as lideranças políticas regionais, pois prefeitos e vereadores são fundamentais para 2026, quando serão eleitos (e reeleitos) presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas.

Amazônia – Na quinta-feira (29), último dia do mês de fevereiro, o deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale) estará assumindo a presidência do Parlamento Amazônico, entidade que congrega 9 Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e por 270 deputados estaduais. A solenidade será na Ale-RO, às 9h. É a primeira vez que Rondônia tem um deputado na presidência da importante entidade representativa dos parlamentos da Amazônia Legal. Laerte está no terceiro mandato consecutivo, o mais bem votado em 2022 (25.603 votos) e já foi prefeito de Alvorada do Oeste. “Será uma honra, uma alegria muito grande além de ser uma missão que, juntamente com os colegas deputados, iremos cumprir integralmente com foco no desenvolvimento do nosso estado e da nossa região”, destacou.

Eucatur – A coluna não é social, mas o aniversário do amigo e eterno Patrão, ex-senador Acir Gurgacz, presidente da regional do PDT em Rondônia merece destaque. Além de os pais (Acir e Nair) serem pioneiros em Rondônia, graças a ele, que chegamos a Rondônia em 1993, para ajudar na implantação do jornal “Diário da Amazônia”. Isso muito nos orgulha. Acir completou mais um aniversário domingo (25). A Família Eucatur estará comemorando no dia 31 de março, 60 anos de fundação da empresa, uma das mais importantes no setor rodoviário do País. Quem conhece e já teve algum contato com o Sr. Acir e a Dona Nair sabe da simplicidade, do respeito, que esse casal “fora de série” tem com todas as pessoas, não importando se empresários, empregados, parceiros, pobre, rico. O Grupo Eucatur merece todas as homenagens pelo que representa. Não há como não citar o ex-vice-governador e ex-deputado estadual Airton, irmão, do Sr. Assis; do Algacir e Assis Marcos, filhos do empresário e integrantes dessa Família maravilhosa, que tem muito a ver com o Rondônia.

Diárias – A farra das diárias não é exclusividade dos vereadores de Candeias do Jamari, que a partir de terça-feira (27), nove deles estarão em Brasília (sic) para gestionar junto a senadores e deputados federais em busca de “recursos para o município”. As atribuições de um vereador são de apresentar, discutir, votar leis municipais, fiscalizar as ações do prefeito para cumprimento de leis, além da boa aplicarão do dinheiro público. Em Cacoal os “nobres pares” também são eficientes no recebimento de diárias, que inclusive provocou intervenção do Ministério Público (MP) estadual, que abriu procedimento para investigar, via Promotoria de Cacoal a farra das diárias. Na legislatura atual iniciada em 2021, os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, não batem com a maioria dos eleitos, que pregavam moralidade. Informações dão conta, que há casos de vereadores, que receberam R$ 30 mil por ano de diárias. Média de R$ 2,5 mil por mês, sem contar que os membros têm recesso de 100 dias no ano. É o fim da rosca...

Mudança – Tramita no Congresso Nacional proposta para que o mandato do presidente da República, governadores e prefeitos sejam ampliados de quatro para cinco anos sem direito a reeleição como antes da Constituição de 1988. A iniciativa é ótima, mas dificilmente terá solução de continuidade. A eleição de Conselhos Comunitários (substituindo as câmaras municipais) pela população, integrado por autoridades e lideranças locais seria ótimo, pois se evitaria municípios sem as mínimas condições de autossuficiência, como ocorre em muitos Estados, inclusive em Rondônia. Os conselhos, sem remuneração, responderiam pela elaboração de leis e fiscalização dos atos dos prefeitos. Certamente a população seria muito mais bem atendida pelos prefeitos e seus assessores.

Respigo

Muitos casos de covid 19 em Porto Velho nos últimos dias. Nenhuma novidade, pois era o que antecipava amplamente o noticiário nacional, que a situação se agravaria, após o Carnaval +++ Hospitais e unidades de saúde de a maioria dos municípios de Rondônia estão lotados devido à enorme demanda, que se mantém crescente. Inclusive na capital +++ A Prefeitura de Porto Velho ampliou horários de vacinação contra gripe e covid 19. A partir de hoje (26) até quarta-feira (28), funcionarão até as 21h, a USF Ernandes Índio, na Avenida Mamoré, 5002; USF - Pedacinho de Chão; Avenida Tiradentes, 3420 – Embratel, USF Osvaldo Piana, Avenida Campos Sales, 858 – Areal, e USF Nova Floresta, Rua João Paulo I, 2450 - Novo Horizonte +++ E o Flamengo venceu o Fluminense, até com certa tranquilidade no clássico de domingo (25) no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O primeiro tempo, até que foi equilibrado, mas no segundo o Flamengo se impôs, venceu (2X0) e lidera o Carioca deste ano.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários