
Pelo 10º ano seguido, Toyota é a montadora que mais vende no mundo (foto: Toyota).
Porto Velho, RO - A Toyota é, pela 10ª vez seguida, a montadora que mais vende veículos em todo o mundo, segundo levantamento realizado pela “Focus2Move”, empresa italiana de consultoria e inteligência de mercado especializada no setor automotivo, que levanta dados e registros das vendas de veículos leves país por país em 159 mercados pelo globo.
Mais uma vez, o ranking das marcas de automóveis mais vendidas confirmou a liderança da Toyota, apesar da queda nas vendas da marca. Em 2024, a grande surpresa foi a BYD, que cresceu impressionantes 41% em relação ao ano anterior, saltando seis posições no ranking.
Com os dados do ano inteiro, a Toyota mais uma vez é a marca número um, com 9,09 milhões de veículos vendidos em todo o mundo. Apesar da liderança, a marca caiu 0,7% em comparação com 2023. Ainda assim, a japonesa manteve sua liderança por uma década no mercado global, garantindo uma participação de 10,7% em todas as vendas.
Assim como o primeiro lugar, o segundo também não foi alterado. A Volkswagen se manteve na mesma posição, com estáveis 4,93 milhões de unidades vendidas, o que representa 5,8% do mercado global e quase metade das vendas da Toyota.
A grande surpresa fecha o pódio. A BYD subiu nada menos que seis posições em relação a 2024, com um crescimento de impressionantes 41,6%, de longe, o mais contundente no Top10, e em um total de 3,8 milhões de vendas, o que representa 4,5% do mercado total. Para se ter uma ideia, em 2019, a chinesa figurava em uma modesta 49ª posição.
No quarto, quinto e sexto lugares, Honda (3,1%), Ford (0,9%) e Hyundai (3,7), perderam vendas. A japonesa emplacou 3,74 milhões em todo o mundo, enquanto a americana e a sul-coreana venderam 3,69 cada. Sendo que a Ford caiu duas posições e as outras uma cada, no ranking geral.
Já a Nissan, assim como BYD e Mercedes-Benz, foi uma das poucas que viram os números crescerem. Ganhando uma posição, indo para sétimo, a japonesa fechou 2024 com alta de 0,1% e 3,13 milhões de vendas. Ela é seguida por Chevrolet (queda de 2,9% para 3,03 milhões) e Kia, que fechou com 2,91 milhões, redução de 1,9%.
A Mercedes, com 2,18 milhões de vendas, fecha o Top10 e, como falamos, junto de Nissan e BYD, foi uma das poucas que cresceram (1,5%) e ainda subiu uma posição no ranking.
Fonte: Por Geison Guedes
0 Comentários