
Porto Velho, RO - Em países tropicais como o Brasil, o calor é um fator que incomoda muitas pessoas, o que faz com que aparelhos de controle de temperatura sejam necessários em casas, escritórios, comércios e outros lugares.
O conforto térmico faz parte da qualidade de vida e não pode ser deixado de lado. Nesse sentido, quem mora em regiões quentes precisa resfriar o ar para deixar os ambientes agradáveis comprando um ar-condicionado.
Porém, para usar o aparelho, alguns cuidados devem ser tomados para evitar aumentos na conta de luz. Se o ar-condicionado não estiver em boas condições e tiver o desempenho comprometido por quaisquer razões, a qualidade do ar que ele joga no ambiente é afetada.
Prejuízos
Ao ter um aparelho de ar-condicionado em casa, o proprietário deve se certificar de que ele tenha limpezas e manutenções constantes. Quando há sinal de baixa eficiência no clima, barulhos incomuns, cheiro diferente ou água vazando, é preciso realizar a manutenção.
Geralmente, os problemas em ares-condicionados estão relacionados a filtros sujos, serpentinas entupidas ou peças desgastadas, que dificultam a circulação do ar no aparelho e forçam um maior gasto energético para resfriar o ambiente.
O problema vai além: a conta de luz aumenta, mas os problemas respiratórios também. Com o ar preso dentro do mecanismo, há aumento da proliferação de ácaros, fungos e bactérias, que vão direto para a respiração de quem está no local.
Filtros
Os filtros do ar-condicionado são peças fundamentais para captar resíduos de poeira e fumaça, por exemplo. Eles garantem a qualidade do ar e evitam problemas alérgicos ao proporcionar um ambiente saudável e limpo.
Os filtros precisam ser limpos a cada 15 ou 30 dias, a depender da quantidade do uso e do local em que estão. Em grandes centros urbanos, em que há mais poluição no ar, é importante fazer a limpeza de forma mais frequente.
Além de garantir a saúde, os filtros limpos aumentam a eficácia energética do ar-condicionado, pois, quanto mais limpo, menos força o compressor a gastar mais energia. Eles são fundamentais no processo de conforto térmico, e podem ser de carvão, do tipo HEPA ou com superfícies plissadas.
Como limpar
Um ar-condicionado limpo com frequência tem mais dificuldade em apresentar defeitos em peças, por isso possui uma vida útil mais longa. Para fazer a limpeza em casa, o aparelho precisa estar desligado e os filtros devem ser retirados para limpar à parte.
Até mesmo modelos com eficiência reconhecida, como um ar-condicionado 9000 BTUs, podem apresentar alto consumo, se não forem limpos e revisados com frequência. Por isso, seguir o manual do fabricante e agendar manutenções periódicas são pontos essenciais.
Se for necessário limpar peças eletrônicas, o produto utilizado deve ser álcool isopropílico, mas com cuidado e sem exagero. Em limpezas profundas, um técnico em aparelhos eletrônicos é o ideal para o serviço, pois ele pode diagnosticar algum possível problema e realizar a devida manutenção.
0 Comentários