
O protocolo sanitário da China determina o bloqueio total do país exportador mesmo em caso isolado de gripe aviária (Foto: Arquivo/Gazeta do Povo)
Porto Velho, RO - O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou que a China e a União Europeia (UE) suspenderam temporariamente toda a compra de carne de frango e derivados do Brasil após a comprovação de um foco de gripe aviário em uma granja comercial no município de Montenegro, Rio Grande do Sul.
De acordo com o protocolo sanitário chinês, quando se é comprovado um caso de gripe aviária, ainda que isolado, todas as compras realizadas no país exportador são “bloqueadas”.
Fávaro disse que o governo brasileiro vinha negociando com a China algumas alterações nesse protocolo para que fossem bloqueadas apenas as compras da produção do local afetado pela doença, como já acontece em protocolos negociados com Japão, Reino Unido, Emirados Árabes e outros compradores.
Entretanto, não deu tempo de finalizar as negociações antes da comprovação do foco da doença no Rio Grande do Sul, e o bloqueio da China anunciado hoje vale para todo o Brasil.
Protocolo sanitário
O protocolo sanitário brasileiro determina que seja isolada uma área em um raio de 10 quilômetros a partir do local onde foi detectada a infecção por um período de 60 dias.
“A China, infelizmente, restringe todo o país. O estado sanitário de emergência é de 60 dias O foco tem um período de, aproximadamente, 28 dias. A gente conseguindo eliminar todo o foco, rastrear todos os animais e produção desses animais oriundos do foco, achamos que é possível, com muita transparência, estabelecer um fluxo normal, inclusive com a China, antes dos 60 dias”, afirmou o ministro em entrevista concedida à CNN Brasil, nesta sexta-feira (16).
Fávaro ressaltou que todo o país está em alerta por conta da decretação do estado de emergência, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o ministro, o governo tem estrutura suficiente para fiscalizar e monitorar a situação.
“Todo o Brasil está em emergência, o Rio Grande do Sul com alerta total e a região do raio dos 10 quilômetros terá todas as propriedades, todos os aviários, visitados e fiscalizados”, afirmou Fávaro.
Em entrevista à GloboNews, o ministro confirmou que a União Europeia (UE) também suspendeu temporariamente a compra de carne de frango do Brasil.
Ministro destaca que o consumo de carne e ovo não traz risco à população
O ministro destacou ainda que o risco de transmissão da doença ocorre, principalmente, para quem trabalha no manejo das aves e que o consumo da carne e do ovo não traz risco à população, desde que não sejam consumidos crus.
Foco de gripe aviária é o primeiro registrado no Brasil em granja comercial
O vírus da gripe aviária circula desde 2006, principalmente, na Ásia, África e no norte da Europa. Em 2023, foi registrado um caso em uma ave silvestre no litoral do Espírito Santo, o que não afeta as relações comerciais do país.
O foco detectado no Rio Grande do Sul é o primeiro caso do país de gripe aviária em uma granja comercial.
Frente Parlamentar da Agropecuária diz ter "plena confiança" no ministro
Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) disse ter "plena confiança" no ministro Carlos Fávaro para o gerenciamento do problema. A FPA também pediu que os produtores rurais continuem adotando medidas de isolamento dos animais para eliminar o foco da doença.
"Essas iniciativas são fundamentais para garantir a proteção da saúde pública, a manutenção das atividades econômicas e a preservação dos mercados internacionais, assegurando a competitividade e a reputação do Brasil no cenário global. Importante destacar, conforme posicionamento técnico do setor produtivo nacional, que não há risco de contaminação ao consumidor final", diz um trecho da nota.
"Temos plena confiança no serviço de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reconhecido pela competência técnica e eficiência em situações de emergência sanitária. Além disso, a FPA atua em estreita parceria com as entidades representativas do setor produtivo para assegurar respostas rápidas e adequadas", continua a nota.
Fonte: Por Diógenes Freire Feitosa
0 Comentários