Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

O Dia na História - BOM DIA 04 JULHO



Por Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA

1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré.

1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa.

1943 – Racionamento da venda de “carne verde” – carne de gado, em Porto Velho devido a problemas de transporte dos animais desde a Bolívia.

1953 – O governador do Território Jesus Bularmaqui Hosana instala a fazenda “Pau d’Óleo”, no Rio Guaporé, para criação de búfalos.

1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364.

1985 – Rondônia terá mais 4 municípios (Nova Brasilândia, Santa Luzia, Alvorada do Oeste e Alta Floresta), conforme acerto entre o delegado do IBGE Glaber Magalhães e o governador Angelo Angelin.

1988 - Em nome da OAB/RO, os advogados Heitor Magalhães, Juvenal Sena e Juscelino Amaral, cobram explicações da Secretaria de Segurança sobre a morte de um suspeito do assassinato do advogado Agenor Carvalho.

HOJE É
Dia do Operador de Marketing. Dia de Fritar Ovos na Calçada.
Católicos celebram Santa Isabel de Portugal, Santo Ulrico, beato Pier Giorgio,

BRASIL
1898 - Santos Dumont voa em Paris a bordo do seu primeiro balão o Brésil.
1959 – Maria Esther Bueno é a 1ª pessoa brasileira a vencer Grand Slam de tênis, em Wimbledon.

MUNDO
1934 – Morre Marie Curie (n. 1867), cientista, única pessoa a ganhar 2 prêmios Nobel (Física, 1903 e Química, 1911). Em 1837 — Inaugurada na Inglaterra a ferrovia Birmingham/ Liverpool, a 1ª de longa distância do mundo.

A FOTO DO FATO (I)

O mês de julho mal começa e já há vários fatos que relacionam esses 31 dias com a nossa história, por exemplo, em 1909 circula o primeiro jornal impresso em terras do que seria mais tarde Rondônia (todo em inglês, o “The Porto Velho Times” em sua 2ª página registrou o ano de “1609”).

Em 1972 perante o silêncio e os olhares tristonhos de ferroviários, na praça da EFMM em Porto Velho, o trem apita pela última vez, marcando o fim da ferrovia, “doía até no coração ver a tristeza das pessoas”, disse Graciliano Maia Filho (1949/2025), filho de ferroviário.

Em 1960 o presidente JK derruba, na divisa de Rondônia com Mato Grosso, uma árvore imensa, frente a câmeras de TV e flashes fotográficos, depois desfila sobre a dita cuja, tendo como testemunhas moradores, assessores, índios e trabalhadores da construção da estrada.

O desfile de JK sobre a árvore marcou o encontro das turmas de construção da BR-29 (364), uma saída de Porto Velho e outra de Cuiabá (F. Facebook de Amadeu Hermes).

Postar um comentário

0 Comentários