
Porto Velho, RO - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu o leste da Ucrânia em troca do fim da guerra na proposta apresentada aos Estados Unidos na quarta-feira (6), de acordo com o "Wall Streeet Journal".
De acordo com autoridades europeias e ucranianas ouvidas pelo jornal americano, a oferta foi feita em seu encontro com o enviado especial de Washington, Steve Witkoff, e desencadeou uma disputa diplomática.
Autoridades europeias expressaram sérias reservas à proposta, que exigiria que a Ucrânia entregasse a região conhecida como Donbass, sem que a Rússia se comprometesse com mais nada além de cessar os conflitos.
Também existe, segundo a reportagem, o temor de que Putin esteja simplesmente usando a oferta como uma manobra para evitar a punição dos EUA com novas sanções e tarifas enquanto continua a guerra.
Atualmente, as tropas russas ocupam a maior parte de Donetsk e Luhansk, mas também estão presentes nas regiões de Zaporizhia e Kherson, ao sul, perto da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
Na noite desta sexta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá com Putin no dia 15 de agosto, no Alasca.
Fonte: Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo
0 Comentários