Enquanto Lula briga com Milei, governador de SC faz negócios e exportações crescem 25%

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Enquanto Lula briga com Milei, governador de SC faz negócios e exportações crescem 25%

Mais de 150 empresários argentinos conheceram negócios e produtos catarinenses. (Foto: Bruno Oliveira/Governo de SC)

Porto Velho, RO - Em viagem com industriais à Argentina nesta semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), aproveitou uma solenidade na Casa Rosada — sede do governo no país vizinho — para cumprimentar o presidente Javier Milei. Os dois não se encontravam desde julho do ano passado, quando o líder argentino veio ao Brasil pela primeira vez desde a posse, em evento de lideranças conservadoras em Balneário Camboriú, que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Ver de perto essa importante liderança política que é o Milei, aqui na Casa Rosada, reforça que estamos no caminho certo", comentou Mello, após receber o abraço do anfitrião. A agenda na sede do governo argentino não estava na programação oficial da viagem de dois dias a Buenos Aires, que envolvia uma série de reuniões comerciais lideradas pelo próprio governador e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme.

"A Argentina está dando sinais claros de recuperação econômica e liberdade de mercado, o que cria um ambiente extremamente favorável para os nossos negócios. Fomos recebidos não apenas como vizinhos, mas como parceiros estratégicos de primeira ordem”, destacou Jorginho Mello.

A ida do governador catarinense à Argentina acontece em um momento de aquecimento nas relações comerciais do estado com o país vizinho, terceiro maior destino das exportações catarinenses em 2025 – 25,2% de alta em relação aos dez primeiros meses de 2024. Apenas em outubro, as vendas cresceram 8,4%.
O governador Jorginho Mello participou de solenidade na Casa Rosada e foi recebido pelo presidente da Argentina, Javier Milei. (Foto: Bruno Oliveira/Secom GOVSC/Divulgação)

"Viemos apresentar a força da nossa indústria. Com a economia argentina voltando aos trilhos, quem ganha é o empresário de Santa Catarina que exporta móveis, alimentos e tecnologia. Esse diálogo direto abre portas que a burocracia, muitas vezes, fecha", avaliou o governador.

Os compromissos oficiais incluíram encontros com empresários no evento denominado como "Santa Catarina Day", além de reuniões com a embaixada brasileira e com o ministro do Turismo, Ambiente e Esportes da Argentina, Daniel Scioli.



"Santa Catarina Day" reuniu 150 empresários da Argentina


Para o encontro de negócios entre Santa Catarina e Argentina, a Fiesc levou cerca de 20 empresários para buscar a ampliação nas exportações de produtos catarinenses com alto valor agregado, em um momento de retração das vendas para os EUA, devido ao tarifaço vigente desde agosto deste ano.

Para o presidente da Fiesc, a proximidade geográfica do estado com a Argentina e também a diversidade e a qualidade dos produtos catarinenses são pontos de atração para que as relações comerciais entre os dois se desenvolvam. "Foi muito produtivo podermos apresentar a estrutura da Fiesc e o potencial da indústria de Santa Catarina para mais de 150 empresários. Uma oportunidade de mostrar que o estado é mais do que o turismo", afirmou Seleme.

O vice-presidente da União Industrial Argentina (UIA), Rodrigo Perez Graciano, e o presidente da Confederação Argentina na Média Empresa (Came), Ricardo Diab, reforçaram a importância das relações bilaterais entre o Brasil e a Argentina e o interesse do setor produtivo local em ampliar esse relacionamento.

Entre as 20 indústrias de Santa Catarina que tiveram representação na Argentina, metade eram microempresas e empresas de pequeno porte, que estão em busca de internacionalização e foram a Buenos Aires com apoio do Sebrae. Além do encontro com empresários locais, Seleme visitou o banco da Patagônia, onde conheceu oportunidades de financiamento da instituição para novos negócios e comércio exterior. Também esteve no escritório da WEG.

Secretaria de Turismo espera 50% a mais de turistas argentinos no verão

Para além da pauta econômica e industrial, o turismo não ficou de fora da agenda na viagem a Buenos Aires. Na comitiva do governador Jorginho Mello estava a secretária de Turismo, Catiane Seif, que participou das tratativas com o ministro local do Turismo, Daniel Scioli, para fomentar o segmento de maneira que mantenha a atratividade não somente no verão, e sim ao longo de todo o ano.

Entre as estratégias discutidas no país comandando por Milei destacam-se a conectividade aérea e a promoção cruzada de destinos. "Estivemos em Buenos Aires para mostrar Santa Catarina, falar sobre as nossas potencialidades e aqueles negócios que a gente pode fazer”, afirmou o governador catarinense.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a expectativa é de que o número de visitantes argentinos aumente em 50% na próxima temporada de verão. Entre janeiro e outubro de 2025, 401.716 turistas da Argentina entraram no país por Santa Catarina, de acordo com dados da Embratur: um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número ficou em 230.757.

Fonte: Por Marcone Tavella

Postar um comentário

0 Comentários