Notícia de fato: Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ele é alvo de uma representação no MPF por suposto favorecimento de sócio. (Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilPorto Velho, RO - O deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) acionou o Ministério Público Federal após reportagens do jornal Estado de São Paulo e da Gazeta do Povo demonstrarem recursos públicos recebidos pela produtora "Macaco Gordo", de propriedade de Francisco Kertész, sócio do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira. O documento foi protocolado nesta segunda-feira (3), e pede a anulação das licitações da Caixa Econômica Federal em que a produtora venceu.
Sidônio e Kertész participaram da campanha do presidente Lula (PT) em 2022, por meio de uma empresa de publicidade. Já com Lula no cargo, de acordo com a notícia de fato, "obteve 100% de êxito nas concorrências que disputou na Caixa, além de ter vencido duas outras licitações promovidas pela Embratur, totalizando aproximadamente R$ 12 milhões em contratos com o governo federal."
"Simplesmente não é crível que o sócio de um ministro de Estado - ainda mais um ministro extremamente próximo à Presidência da República e com grande poder no governo federal - tenha ganho diversas licitações em série após a nomeação do referido ministro", diz a denúncia, ao pedir investigação do Ministério Público tanto da produtora quanto das estatais.
Kertész e Sidônio não são sócios na "Macaco Gordo", mas em outra produtora, a Nordx. Foi esta produtora que, sob o nome de M4 Comunicação e Propaganda, trabalhou na campanha eleitoral de Lula.
O que dizem os acusados
Sidônio Palmeira diz que não influenciou nas contratações, e pontua que se afastou da gestão da empresa após assumir o cargo público.
Macaco Gordo
A Macaco Gordo Produções enviou nota à Gazeta do Povo:
"A produtora Macaco Gordo realizou dois trabalhos com a Embratur, ambos antes de Sidônio Palmeira assumir a SECOM: uma campanha publicitária nos Estados Unidos e um produto audiovisual de realidade virtual.
A campanha de promoção do Brasil nos Estados Unidos, realizada em parceria com o SEBRAE, foi lançada em fevereiro de 2024, para divulgação de cinco destinos nacionais: Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Manaus. A Macaco Gordo foi selecionada por meio de chamada pública, cujo critério de seleção é o menor preço. O valor de produção foi de R$ 1.970.000.
O segundo trabalho – que não se trata de uma campanha – é um produto de realidade virtual para ser apresentado em eventos nacionais e internacionais de que a Embratur participa. O vídeo foi realizado em novembro de 2024 e retrata cinco destinos: Anavilhanas, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Lençóis e o Pantanal. A seleção também foi feita por meio de chamada pública, cujo critério de seleção é o menor preço, com valor de produção de R$ 1.996.800.
Entre 2023 e 2025, a Embratur terá realizado 11 campanhas publicitárias nacionais e internacionais. Neste universo de campanhas, a Macaco Gordo ganhou uma concorrência.
O processo de contratação da produtora é responsabilidade da agência de publicidade licitada, que após chamada pública seleciona a proposta de menor preço. As sessões públicas para apresentação das propostas são realizadas na Embratur e as atas são divulgadas no site da Agência."
Caixa Econômica Federal
A Caixa afirmou que "as contratações de serviços de produção publicitária realizadas pelas agências Propeg, Calia e Binder, no âmbito dos contratos vigentes com o banco, seguem os critérios estabelecidos pela legislação e pelas normas internas da instituição."
Sobre a contratação da "Macaco Gordo", disse que esta "ocorreu por meio de processo de cotação conduzido pelas agências de publicidade licitadas, conforme previsto contratualmente"
Fonte: Por Vinicius Macia


0 Comentários