Campus de Medicina do IDOMED em Ji-Paraná recebe autorização do MEC para operar

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Campus de Medicina do IDOMED em Ji-Paraná recebe autorização do MEC para operar



O novo curso de Medicina oferecerá 30 vagas no primeiro semestre de 2022 e as inscrições para o processo seletivo se encerram no dia 15 de março de 2022

Porto Velho, RO - O curso de Medicina do IDOMED, vinculado à Faculdade de Medicina de Ji-Paraná -FAMEJIPA, no município de Ji-Paraná, recebeu autorização oficial do Ministério da Educação (Portaria de autorização do curso nº 513, publicada no dia 04 de março de 2022 e a Portaria de Credenciamento do Campus nº 123, publicada no dia 25 de fevereiro de 2022) para entrar em operação.

 A Unidade vai oferecer aos futuros médicos uma infraestrutura que inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso. O curso de Medicina do IDOMED tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas em laboratórios e cenários externos (unidades de saúde, policlínicas e hospitais).

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual. A instituição de ensino vai disponibilizar também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia com peças cadavéricas formolizadas e de técnicas cirúrgicas simuladas. A unidade contará também com uma biblioteca completa e tecnológica, além de laboratórios de informática.

“A tecnologia veio para somar e complementar os métodos de ensino tradicionais, como o estudo em peças humanas cadavéricas, por exemplo. O que estamos propondo é um aprofundamento e uma imersão ainda maior nos processos fisiológicos e patológicos que envolvem a saúde física e mental. Os alunos são expostos aos conteúdos do curso de uma forma diferente, significativa e que emociona, muito mais conectada com a realidade dessas novas gerações”, explica o prof. Silvio Pessanha, Diretor Nacional de Medicina do IDOMED. Além disso, destaca Pessanha, a unidade contribuirá para o desenvolvimento da rede de Saúde na região, formando profissionais altamente qualificados e fornecendo estrutura de ponta.

O campus de medicina do IDOMED em Ji-Paraná vai integrar uma rede que conta com 16 unidades de ensino de medicina em dez estados do Brasil, aproximadamente sete mil alunos, quase 1500 professores e mais de 130 unidades de Saúde parceiras para a prática clínica, como hospitais, serviços de pronto atendimento e unidades básicas de saúde. O campus oferecerá 30 vagas para o primeiro semestre de 2022 e os candidatos serão classificados e aprovados exclusivamente pela nota do ENEM – os resultados usados serão do período contemplado entre 2017 e 2021. Do total de vagas anuais autorizadas, 10% serão ofertadas com bolsa integral, em edital específico de Bolsistas.

“A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que ofereceremos, em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, enfatiza Fabio Cardoso, Diretor da Regional Centro Sul do IDOMED.

A inauguração da sede do IDOMED (Instituto de Educação Médica) em Ji-Paraná faz parte da atuação emblemática da instituição que oferece alto nível de desempenho acadêmico aplicado à Medicina e, por isso, foi uma das escolhidas pelo MEC para iniciar mais um curso, no âmbito do Programa Mais Médicos, implantado pelo Governo, e expandir sua atuação no estado de Rondônia.

“A abertura da unidade trará uma fase de maturação da nossa base e, juntas, elas serão as alavancas para o nosso crescimento, principalmente, nas regiões do interior do país. A abertura do campus de Ji-Paraná é um marco importante para a nossa captura de valor. Hoje, O IDOMED é uma das maiores escolas médicas do Brasil, com mais de sete mil alunos”, avalia Fabio.

Os interessados podem se inscrever no site: econ.rio.br/famejipa22-1

Fonte: Decom Ji-Paraná

Postar um comentário

0 Comentários